Você está visualizando atualmente 9 Tipos de Fitas de demarcação do Solo

9 Tipos de Fitas de demarcação do Solo

Existem 9 tipos de fitas de demarcação de Solo, atendendo a norma NBR 7195 seja ela para indicar cuidado, atenção, distanciamento e outros, você já deve ter visto essas fitas, em diferentes ocasiões, mas para que utilizamos cada cor existente?

Certamente você reparou que locais como farmácias, supermercados, empresas, estoques e comércios estão usando sinalização no chão para demarcar áreas em geral a fim de organizar e alertar uma região.

Essas fitas tem sido utilizadas também contra o Corona vírus, mantendo o distanciamento social em filas, como resultado reforçando a distância segura de 1,5m.

Já que nem sempre o ambiente permite que a pintura do solo seja feita, o que convenhamos, recorrer as fitas de demarcação de solo, equipamento barato e prático.

Tipos de fitas para demarcação

As opções são várias, por exemplo para demarcar o piso, vidro e outras superfícies planas, áreas industriais, comércios em geral, hospitais, bancos, filas, assim com o objetivo principal de organizar e alertar o local.

As principais características das fitas são, a alta resistência a umidade, fácil manuseio e corte, praticidade e custo.

fitas-de-demarcacao-de-solo-1
Tipos de Fitas de demarcação do Solo

Entretanto, encontramos fitas de demarcação de solo em diferentes cores, com diferentes propósitos.

Branco

Para Locais de circulação de pessoas, assim como corredores, localização de lixeiras, bebedouros e áreas com equipamentos de primeiros socorros e emergência, abrigos e coletores de resíduos de serviços de saúde

Amarelo

Utilizada em escadas, corrimão, parapeitos, plataformas de embarque e cargas, entrada de elevadores de carga ou mistos e plataformas.

Em locais com diferenças de nível que apresentem perigo, locais com circulação mista de pessoas e máquinas de transporte de cargas.

Utilizada para demarcar também estacionamentos, garagens e organizar filas. Portanto é uma cor associada a “cuidado” em locais de risco.

Vermelho

Sinaliza equipamentos de combate a incêndio, como hidrantes, extintores, alarmes e portas de saídas de emergência, interruptores/botões para paradas de emergência.

Laranja

Indica perigo, área de peças maquinarias e equipamentos com movimento, caixas de força e equipamentos de salvamento aquático, por exemplo bóias, coletes salva-vidas e similares.

Púrpura

Indicam áreas com perigo radioativo, partículas nucleares ou eletromagnética, aterros contaminados e recipientes radioativos.

Empregadas em portas de acesso a locais onde apresenta a manipulação desses materiais, e equipamentos geradores do mesmo.

Azul

Indica uma ação “obrigatória”, uso obrigatório de EPI e proibe o manuseio de equipamento ou a energização do mesmo.

Verde

Esta cor caracteriza a segurança, por exemplo utilizado em área de segurança, localização de caixas de primeiros socorros, equipamentos de EPI (proteção individual).

Utilizado também para delimitar áreas seguras a riscos mecânicos, áreas de vivência como áreas de fumantes e para descanso.

Preto

Indica áreas de coleta de resíduos, exceto no caso de resíduos de origem de serviços de saúde.

Zebrado

Utilizada para sinalização de veículos, equipamentos e máquinas de circulação internas e áreas de cuidado e atenção. Portanto você pode encontrar Fita zebrana na cor amarela e preta e fita zebrada vermelha e branca.

As 9 tipos de Fitas de demarcação do Solo respeitam a norma NBR 7195 – Cores para segurança, com o princípio de prevenção de acidentes, confira o manual para um maior detalhamento.

Se seu interesse for demarcar o distanciamento em filas, nós temos o artigo ideal para você, confira em “Sinalização para Segurança contra Covid-19“, lá nós damos dicas e ideias para você demarcar de maneira mais autoexplicativa.

Antes de demarcar indicamos consultar um profissional da segurança do trabalho, ele irá orientar a maneira mais adequada para a demarcação.

Utilize fitas apropriadas para esta função, assim garantindo uma maios eficiência e resistência a tráfego de pessoas, abrasão e lavagem.

Se ficou com alguma dúvida, comente abaixo.