Você está visualizando atualmente Como aplicar as FAIXAS REFLETIVAS

Como aplicar as FAIXAS REFLETIVAS

Sabemos que as faixas refletivas são obrigatórias, porém para que elas servem exatamente? E como aplicar as faixas refletivas em caminhão? O post de hoje é direcionado a sanar estas dúvidas que são comuns.

As faixas refletivas, tanto laterais como de para-choque tem o objetivo de auxiliar os motoristas na visibilidade à noite e ou em neblinas. Sendo assim os motoristas que estão atrás conseguem ter noção da altura e distância do veículo da frente.

Ou seja, elas são auxiliares da sinalização, e por isto são obrigatórias em caminhões, motos e vans. Isso evita acidentes ou ultrapassagens perigosas. Além de favorecer a logísticas das cargas, pois quanto menos acidentes acorrem, mais rápido as cargas chegam e custam menos a consumidos final.

Agora que já sabemos o porquê devemos utilizar as faixas refletivas vamos entender um pouco mais sobre as cores e com aplica-las.

Cores

Existes várias variações de cores para as faixas no mercado, e cada uma com o sentido próprio, porém nosso foco hoje é nas faixas refletivas lateral e de para-choque, logo a variação elas são:

  • Vermelha e branca – Deveram obedecer às resoluções do Denatran nº 132 e 316. Além de seguir a ordem para os lados diretos e esquerdo no caso das laterais e o sentido no caso da de para-choque

 faixas-refletivas-2

Como aplicar as faixas refletivas

1 – Limpe a superfície com sabão/detergente neutro e após secar, limpe com álcool. Isso garantira que não fique nenhum resíduo sobre a superfície.

2 – Na faixa, remova a parte do liner protetor de adesivo (papel siliconado).

3 – Posicione e alinhe a faixa e remova cuidadosamente o restante o liner. Colando a mesma sobre a superfície desejada.

4 – Utilizando-se de uma espátula, reforce a aplicação passando-a sobre o refletivo.

5 – Certifique-se as bordas e os cantos estão corretamente fixados.

faixa-refletiva-aplicada-1

 

Aplicação da Faixa Refletiva para caminhões

As faixas devem estar voltadas para a traseira do caminhão, na vertical ou horizontal. Devem estar alinhadas e fixadas nas laterais e traseira da carroceria o mais próximo possível da borda inferior, na lateral direita e esquerda deve ser aplicado na borda inferior cobrindo 33,3% da área da borda, e no painel traseiro deve ser aplicado em 80% do perímetro e também em volta das portas. Apenas no caminhão tanque que deve ser instalada no meio do tanque.

Faixa lateral

A faixa lateral deve ser fixada com a parte vermelha apontando para a frente e o logotipo e escrito APROVADO pelo DENATRAN virados para cima. Deve ser instalada de 50 cm a 150 cm do chão. Apenas no caminhão tanque que deve ser instalada no meio do implemento. Veja na imagem abaixo:

Lado-esquerdo-300x148

Faixa para-choque de caminhão

A Faixa Refletiva para Para-choque foi desenvolvida para ser a melhor faixa do mercado, está presente nos maiores fabricantes de implementos rodoviários e ônibus do Brasil. Fornecida em peça única o que facilita sua aplicação.

Dica: Cole a partir do centro da extremidade do para-choque, utilize uma espátula para fixação do line de proteção, assim garante maior aderência a faixa refletiva junto ao para-choque. Dispor as faixas como se um lado fosse o espelho do outro.

 

faixa-para-para-choque-de-caminhao-300x148

Quais são as medidas das faixas refletivas?

Lateral: 5 cm de largura x 30 cm de comprimento (branca 15 cm e vermelha 15 cm).

Para-choque: Largura 10 cm x 2.400 cm de comprimento.

Resolução das faixas refletivas 

Resoluções do Contran n° 643/17 para faixa lateral e n° 593/17 para a faixa do para-choque. Código de trânsito/Norma de trânsito. As resoluções podem ser consultadas na página do DENATRAN.

Quais veículos é obrigatório o uso das faixas?

Em todos os veículos de transporte de carga ou de pessoas com Peso Bruto Total (PBT) acima de 4.536 kg.

onibus_refletivo

Além disto se não tem a liberação é porque a refletividade não atingiu o mínimo exigido pelos Órgãos. Logo não atingirá o seu objetivo que é auxiliar na sinalização e áreas de baixa visibilidade.

moto-refletivo

Por isto não compre apenas por obrigação e o mais barato, certifique antes de mais nada se a marca que  faixas refletivas que está comprando possui a autorização.

Captura-de-Tela-2019-10-16-às-14.40.42