Você está visualizando atualmente Retrorefletividade

Retrorefletividade

Hoje nossa conversa será voltada para a Retrorefletividade. Pois queremos explicar o porquê ela é tão importante para sinalização, mostrando os tipos de reflexão e como eles agem em diferentes superfícies.

Os princípios da refletividade são pilares fundamentais para a sinalização viária, tanto na vertical, quanto na horizontal. Pois o código de trânsito é bem claro com relação a isto, e nós temos o prazer em compartilhar com vocês um pouco do nosso conhecimento.

Então vamos lá!
Antes de mais nada iremos falar sobre os tipos de superfícies. São muitas, claro, mas resumiremos elas em 3. As opacas, lisas e as retro refletivas. Certo?!

Sabendo disto podemos saber um pouco mais sobre os tipos de reflexão que também são três: ESPECULAR | DIFUSA | RETRORREFLEXÃO.

Tipos de Retrorefletividade

A Especular:  Está acontece quando a superfície é lisa, como um espelho, e por isto os raios que incidem sobre refletem com a mesma angularidade. Sendo assim os raios paralelos sobre a superfície, continuarão sendo paralelos após a reflexão.

reflexao-especular

A Difusa: Acontece quando a superfície é irregular ou opaca, neste caso os raios chegam em ângulos e posições diferentes e por isto a refletividade acaba sendo disparada em diferentes ângulos para quem olha a superfície.

reflexao-difusa

Esses dois tipos de reflexão são os mais comuns, e também podem ser chamados de Regular e Irregular. Porém precisamos esclarecer sobre a reflexão em superfícies retro reflexivas, e é exatamente o nosso próximo tópico.

Retrorefletivas: As superfícies retrorefletivas, são aquelas feitas especificamente para refletir o que está incidindo sobre elas. E esta reflexão acontece diferente das outras duas citadas acima pois os raios ao encontrarem com a superfície, voltam para o ponto de origem.

A imagem a baixo irá ilustrar está explicação.

retrorefletividade-3

Por isto muito mais do que conhecer um pouco mais sobre física, aquela matéria que já nem lembrávamos muito, nosso intuito é mostrar a vocês a importância da retrorefletividade nas placas.
Pois se a placa estiver torta, opaca, rugosa, e até mesmo sem a película refletiva, vocês como motorista está correndo um grande risco.

Os acidentes acontecem, sim. Porém é nossa missões tentar diminui-los ao máximo.