Você está visualizando atualmente Los Angeles pinta as ruas de branco para baixar a temperatura

Los Angeles pinta as ruas de branco para baixar a temperatura

AUTOR: GIZMODO

Los Angeles, uma das cidades mais conhecidas do mundo, está tentando fugir do aquecimento global, e por isto é uma das primeiras megalópoles a  pintar suas ruas de branco para baixar a temperatura. O que pode parecer besteira, tem chances reais de mudar o mundo, pois a economia energética com este novo tipo de pavimento é de milhões por ano, segundo os especialistas.

Segundo os especialistas o pavimento de asfalto negro absorve cerca 85% de luz solar, enquanto o revestimento claro não absorve e sim reflete o calor.

los-angeles-pinta-ruas-de-branco-homens-trabalhando02

A cidade onde as temperaturas ultrapassam os 40 graus centígrados no verão é uma das primeiras a testar o “cool pavament” ou “pavimento fresco”. Esta nova tecnologia consiste em pintar algumas ruas com um revestimento especial de cor branco, cinzento para “esfriar” a cidade.

O Jeff Luzar vice-presidente da Guartop, comenta que sobre a superfície do asfalto puro a temperatura era de 42º, 43ºC no momento da aplicação, já na superfície onde fora aplicado o “cool pavement” a temperatura era de 36ºC, ou seja, entre 6º a 7º C menor que apenas no asfalto.

los-angeles-pinta-ruas-de-branco-homens-trabalhando03

Está diferença impacta diretamente nas casas dos cidadãos da cidade de Los Angeles, pois os ares-condicionados não serão ligados tão cedo e ou não ficaram a o durante o dia e noite ligados.

Após esta aplicação a prefeitura da cidade pretende observar e analisar as reações dos habitantes, a rapidez com que as ruas ficaram sujas pela passagem dos carros e produtos como óleo e combustível. Para saber por quanto tempo essa formula irá dar resultados.

Ainda assim, o professor adjunto de engenharia civil e ambiental da Universidade do Sul da Califórnia, George Ban-Weiss considera o “coll pavement” uma promessa verdadeira e real na luta contra o aquecimento global.

los-angeles-pinta-ruas-de-branco-homens-trabalhando01

Portanto, sabemos que muitas cidades vêm lutando contra o aquecimento global apenas de falar, e outras, assim como Los Angeles fazem o melhor para seus cidadãos, pensam no futuro e tentam se adequar a ele. Pintar as ruas é apenas uma pequena forma de tentar melhorar futuro, talvez não seja o suficiente, talvez não resolva tudo, porém em muitas situações o que vale mesmo é a intenção e se caso tenha um resultado bom melhor ainda.

los-angeles-pinta-ruas-de-branco-homens-trabalhando04

E nós do blog da Loja Viária ficaremos de olho nestas tais ruas brancas e assim que obtivermos mais notícias fiquem certo que postaremos para vocês.