Você está visualizando atualmente Entenda as normas que toda empresa de sinalização deve conhecer

Entenda as normas que toda empresa de sinalização deve conhecer

Para sinalizar um espaço, seja na demarcação viária, nas placas de sinalização ou nos dispositivos, deve-se atentar as normas regulamentadoras de trânsito, isso é importante para toda empresa de sinalização.

As Normas Regulamentadoras (NR) são peças importantes para manter a coerência e padrão da sinalização, seja ela em espaço privado ou público. Essa padronização ajuda para o bom entendimento de todos.

Dentro da área de sinalização temos algumas normas essenciais que toda empresa de sinalização precisa conhecer, vamos falar um pouco de cada uma.

Normas para Sinalização Vertical – Placas e seus materiais:

Estas normas indicam as características dos materiais das placas de sinalização, seus formatos, cores, dimensões e respectiva aplicação.

ABNT NBR 14644 – Sinalização vertical viária – Películas – Requisitos:

Esta Norma especifica os requisitos para qualificação e aceitação das películas utilizadas na sinalização viária, bem como placas de sinalização. A impressão pode ser digital, serigráfica ou qualquer outra, desde que os sinais produzidos atendam aos requisitos estabelecidos nesta norma.

A principal característica adotada a elas, é a intensidade da retrorrefletividade do sinal, dando a característica refletiva em condições de baixa visibilidade, como em período noturno, amanhecer, entardecer e neblina.

Manual do CONTRAN – Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação:

Este manual refere-se a Sinalização Vertical de Regulamentação de trânsito, são apresentados os pictogramas e diagramação de cada sinal, significado, princípios de utilização, posicionamento na pista/rua e exemplos de aplicação da mesma.

Manual do CONTRAN – Volume II – Sinalização Vertical de Advertência

O manual Volume II, é referente a sinalização de placas de Advertência. Com suas respectivas diagramações, formatos, tamanhos, modelos de aplicações e posicionamento na via.

Manual do CONTRAN – Volume III – Sinalização Vertical de Indicação

Neste manual são definidos os elementos das placas e, para cada tipo de placa, o seu significado, os princípios de utilização, detalhamento de caracteres alfanuméricos de fontes, seu posicionamento na via e exemplos de aplicação.

Sem-Titulo-1-Recuperado-1

Sinalização Horizontal – Demarcação Viária

As normas para sinalização horizontal refere-se diretamente a demarcação de faixas, pictogramas e legendas, tanto com suas dimensões, posicionamentos e materiais aprovados.

Manual do CONTRAN – Volume IV – Sinalização Horizontal

Neste manual você encontra as características de cada marca, legenda e símbolos, assim como também seus princípios de utilização e relacionamento com outras sinalizações.

ABNT NBR 11862 – Tinta à base de resina acrílica

Esta norma especifica os requisitos mínimos e indispensáveis para as tintas de demarcação viária a base de resina acrílica.

ABNT NBR 16184 – Esferas e microesferas de vidro

Apresenta os requisitos e método de ensaio das esferas de vidro para demarcação viária.

ABNT NBR 15870 – Sinalização horizontal viária – Plástico a frio à base de resinas metacrílicas reativas – Fornecimento e aplicação

Esta norma apresenta os requisitos para o fornecimento e aplicação da tinta plástico a frio para a sinalização horizontal, à base de resinas metacrílicas reativas e agente endurecedor.

ABNT NBR 13699 – Sinalização Horizontal Viária – Tinta à base de resina acrílica emulsionada em água

A Norma NBR 13699 especifica os requisitos mínimos para as tintas de demarcação viária à base de resina acrílica emulsionada em água.

ABNT NBR 15.405 – Sinalização horizontal viária – Tintas – Procedimentos para execução da demarcação e avaliação

Esta norma 15405, estabelece aos métodos de execução para a aplicação da sinalização.

ABNT NBR 13132 Termoplástico para Sinalização Horizontal aplicado pelo processo de extrusão

Esta norma estabelece as condições exigíveis para os materiais termoplásticos retrorrefletorizados, aplicados pelo processo de extrusão para a sinalização viária.

ABNT NBR 13159 Termoplástico para Sinalização Horizontal aplicado pelo processo de aspersão.

Normas Dispositivos Auxiliares

As normas de dispositivos auxiliares, aborda as dimensões, resistências, suas características, aplicações cores, de maneira tornar padronizados e resistentes a suas respectivas funções.

Manual do CONTRAN – Volume VI – Dispositivos Auxiliares

O manual estabelecer a forma e o local em que as características desses dispositivos tenham seu aproveitamento otimizado, apresentando também suas características de forma, dimensões, cores, princípios de utilização e símbolos.

NBR 14636 – Sinalização horizontal viária — Tachas refletivas viárias

Esta norma é referente as tachas refletivas de sinalização viária. Apresenta os ângulos de observação, coeficiente de intensidade luminosa e incidência de luz, material, resistência e seus diferentes tipos de tachas (I, II, III e IV).

NBR 15.576 – Sinalização horizontal viária — Tachões refletivos viário

Esta norma diz a respeito dos tachões refletivos, suas definições, aplicações, dimensões, cores e termos de utilização.

Sendo assim, é importante que a empresa se adeque às normas de segurança quanto à sinalização pois elas ajudam a reduzir os riscos de acidentes dentro da empresa.

Leia mais no blog sobre sinalização para empresas.