Você está visualizando atualmente Como diferenciar produtos viários normatizados com os que não seguem uma norma

Como diferenciar produtos viários normatizados com os que não seguem uma norma

A certificação da norma atua em todos os setores econômicos, feita pela ABNT. Dessa maneira, torna os produtos viários normatizados, com alta qualidade e garantia, gerando assim um valor, credibilidade e confiança aos consumidores.

Cada produto tem um tipo de característica obrigatória, são assim aprovados através de testes técnicos e de segurança, cumprindo assim requisitos e ensaios dispostos em norma técnica NBR aplicados a eles. Sendo assim, quando um produto possui certificação de norma, normalmente ele possui um selo de garantia ABNT NBR.

Conheça os principais produtos viários normatizados abaixo!

Tinta de demarcação Viária

As tintas para demarcação viária são essenciais para garantir a segurança nas estradas e ruas, por isso, requer uma qualidade e durabilidade e outras características exigidas pela norma ABNT NBR 11862.

As principais características que a tinta de demarcação deve garantir é a secagem rápida, Consistência de cor, Alta durabilidade e resistência a abrasão.

tinta-de-demarcacao-loja-viaria-1

Tachas e tachões

Esses dispositivos são fixados a rua, tendo a função de orientar o tráfego. Portanto, por ser um material que é posicionado desta forma sobre a rua, deve apresentar alta resistência, aguentando assim toneladas acima dele.

Além de apresentar boa visibilidade em períodos diurnos e noturnos com suas lentes retrorrefletivas.

tachas-loja-viaria2

Esses dispositivos auxiliares passam por especificações de dimensões. Tendo assim padrão geral em suas medidas de altura, largura e profundidade.

Placas de sinalização de trânsito

As placas de sinalização de trânsito passam além das normas da ABNT, são avaliadas pelo manual do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) também.

O manual do CONTRAN visa a uniformidade e padronização da sinalização vertical em todo o território brasileiro. Por ele é aplicado as características principais de formato, cor, dimensão, posicionamento e imagem. 

placas-de-transito-loja-viaria-1

As placas devem produzidas com material refletivo, que garante uma ótima visibilidade em período noturno.

Cones como produtos viários normatizados

Os cones aprovados pelas normas devem ser produzidos em PVC flexível, na cor Laranja, com duas faixas refletivas prismática com retrorrefletância de 250 candelas.

Os cones normatizados são altamente resistentes e flexíveis. Sendo assim, em situações onde um carro bata ou até mesmo passe por cima ele retorna ao seu formato original sem quebrar ou danificar. 

cones-loja-viaria2

Defensa Metálica

As defensas possuem vários tipos de certificações e norma ao que ela suporta. Por isso, deve atender às especificações das normas técnicas da ABNT ou especificações superiores.

Deve ser constituída por 3 elementos básicos que são, lâmina, espaçador e poste de sustentação. Elas podem ser encontradas em simples (apenas uma lâmina) e dupla (duas lâminas, separadoras de pistas de sentidos diferentes).

As certificações das defensas são garantias de resistência, representa a batida que a defensa suporta, isso é referente a velocidade e peso do veículo. A certificação mais usual é a H1 a W4 que suporta veículos de 900 kg a uma velocidade de 100km/h e veículos de 10.000 kg a 70km/h.

defensa-metalica-loja-viaria2

Por que produtos viários normatizados?

É fato que adquirindo produtos normatizados e regulamentados, você garante alta durabilidade, resistência e economia a longo prazo, pois são materiais de alto desgaste que precisam estar em boas condições. Ou seja, evita a manutenção e troca constante, poupando tempo e dinheiro.

Quando você compra um produto viário normatizado, você não compra apenas o produto. Mas sim a garantia, resistência e a segurança para a sua rua.

Se você quer saber mais sobre produtor viários normatizados, fique de olho em nosso blog!