Você está visualizando atualmente Quando a luminária de LED começou a ser usada nas vias públicas e quais as vantagens da sua utilização?
texto de blog sobre luminárias de LED

Quando a luminária de LED começou a ser usada nas vias públicas e quais as vantagens da sua utilização?

Saiba como surgiu a iluminação em vias públicas e os benefícios de optar pela luminária de LED.

Você percebeu que a luminária de LED ganhou espaço nas vias públicas? Pois é… É bem comum passarmos apressados e não percebermos mudanças pequenas como essa, mas que geram um impacto gigantesco na economia das cidades e no futuro do planeta.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco sobre a história da iluminação das vias públicas brasileiras e as vantagens da substituição das lâmpadas comuns pela luminária de LED. Vamos lá? Boa leitura!

Os anos 2000 e a chegada da luminária de LED às vias públicas

O ato de acender ou apagar a luz é tão natural que, na grande maioria das vezes, o fazemos sem perceber. Apesar de estar integrada ao cotidiano, a iluminação com lâmpadas elétricas nem sempre existiu.

No Brasil, a primeira iluminação pública com lâmpada elétrica foi instalada em Campos, no Rio de Janeiro, em 1883. Com o passar dos anos, o setor foi inovando e, em 1960, a iluminação pública já era feita com lâmpadas fluorescentes e incandescentes.

Anos depois, elas foram substituídas pelas de mercúrio com luz branca. Estas, por sua vez, foram trocadas em 1990 pelas de vapor de sódio com um tom mais amarelado. 

Foi apenas na virada do século, em 2000, que as lâmpadas em vias públicas começaram a ser substituídas pelas luminárias em LED. 

8 vantagens do uso da luminária de LED nas vias públicas

A luminária de LED está cada vez mais presente nas vias públicas, em condomínios, prédios, indústrias e em residências particulares. O benefício mais conhecido é a economia em energia elétrica. Contudo, existem outras vantagens que colocam este tipo de iluminação como a mais procurada do mercado. Vamos conhecer, agora, as principais:

  1. A luminária de LED tem uma tecnologia que não é prejudicial ao meio ambiente, diferentemente das lâmpadas que usavam mercúrio, sódio e outras substâncias nocivas em sua composição;
  2. Tem uma vida útil muito maior se comparada às lâmpadas comuns;
  3. A lâmpada de LED precisa de menos manutenção;
  4. É econômica, propiciando menores gastos em energia elétrica para o poder público e, consequentemente, aos contribuintes;
  5. Não desperta o interesse de insetos;
  6. Não emite radiação ultravioleta (UV) e raios infravermelhos (IV);
  7. Acende imediatamente após escurecer;
  8. Está disponível em diferentes designs, tamanhos e formas.

Conheça a luminária de LED para vias públicas da Loja Viária

Se você está cansado de procurar pela luminária de LED ideal para instalar no seu condomínio, empresa ou residência, o seu problema acabou! 

A Loja Viária oferece aos clientes a linha completa das luminárias Optimus que vão tornar o seu ambiente 100% seguro e ainda promover uma diminuição expressiva na conta de energia elétrica. E o melhor: a venda pode ser feita tanto para pessoas físicas como jurídicas e você pode parcelá-las em até 12x.

Com garantia de 5 anos, você encontra a luminária de LED com diferentes potências indo de 30w até 220w. As lâmpadas seguem as diretrizes da norma IESMA LM-80 o que garante uma iluminação profissional para todos os ambientes onde forem instaladas. Entre em contato agora mesmo com a equipe da Loja Viária e faça um orçamento!