Você está visualizando atualmente Como escolher o poste ou suporte ideal para a instalação da sua placa de trânsito?
texto de blog sobre postes de placa de trânsito

Como escolher o poste ou suporte ideal para a instalação da sua placa de trânsito?

Saiba qual o melhor material para confecção da estrutura de uma placa de trânsito vertical.

Na hora de escolher o poste ou suporte ideal para a instalação da sua placa de trânsito é muito importante estar atento ao que dizem as normas regulamentadoras. Se você fizer a colocação utilizando algum tipo de material que não seja aprovado por lei, você precisará retirar a sinalização depois.

Enquanto a ABNT NBR 14962/2020 dispõe sobre o projeto e a implantação de suportes metálicos em aço para placas de sinalização viária vertical, a ABNT NBR 14890/2021 fala sobre os requisitos para utilização destes materiais. Se você quer saber mais sobre este assunto, aceite nosso convite e continue a leitura!

Características do poste ou suporte ideal para placa de trânsito

De acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, publicado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2007, os postes ou suportes de placa de trânsito precisam ter a dimensão correta e serem fixados de forma que consigam suportar as próprias cargas e os esforços da ação do tempo, garantindo que o sinal fique sempre em posição correta.

Qual o melhor material?

Para a instalação de uma placa de trânsito podem ser usados suportes feitos em madeira imunizada ou aço galvanizado, sendo este último o mais eficiente.

Na Loja Viária você encontra poste para instalação de placas de trânsito em formato cilíndrico e feito em aço galvanizado. O modelo é compatível com placas de até 100 cm de largura. O comprimento varia de 3,0 e 3,5 metros de comprimento (selecionado antes de finalizar a compra) e diâmetro de 2″ (5,8 cm) ou 2. 1/2″ (6,35 cm).

Qual a correta posição dos postes ou suportes? 

Dependendo do local e da placa de trânsito que será instalada, o suporte pode ser em formato de:

  • Coluna simples;
  • Coluna dupla;
  • Braço projetado;
  • Braço projetado duplo;
  • Semipórtico simples;
  • Semipórtico duplo;
  • Pórtico.

Ainda conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, é possível fixar as placas de trânsito em suportes que já existam para outros fins, como passarelas, pontes e viadutos. 

Os suportes precisam ser de cores neutras e em formatos que não interfiram na interpretação do significado da placa de trânsito. 

Importância da sinalização vertical no trânsito

As placas de trânsito são formas eficientes de orientar os motoristas e pedestres. Elas são instaladas em pontos estratégicos e têm como objetivo tornar o ir e vir das pessoas muito mais seguro. Além das ruas e rodovias, elas estão presentes em estacionamentos públicos e privativos, condomínios, shoppings e muitos outros locais. 

Existem, atualmente, 3 tipos de sinalização vertical: de regulamentação, de advertência e de indicação. Todas as placas juntas somam mais de 100 modelos diferentes. 

Na grande maioria dos casos, as placas de trânsito são colocadas ao ar livre e, por isso, precisam ser sustentadas por materiais que suportem a ação do vento, das chuvas e da radiação solar intensa, como é o caso do aço galvanizado.

Se você quer adquirir um poste ou suporte para instalação de placa de trânsito ou conhecer outros itens que fazem parte deste universo, entre em contato conosco e faça um orçamento!