Você está visualizando atualmente Como surgiu o asfalto e sua evolução ao longo dos anos?
texto de blog sobre asfalto

Como surgiu o asfalto e sua evolução ao longo dos anos?

Conheça a história do asfalto e o tipo que chegou para revolucionar o mercado, o material frio.

É muito difícil encontrar nos grandes centros urbanos ruas e rodovias que não sejam pavimentadas com asfalto. O uso deste material, inclusive, já se tornou bastante comum. Mas, você sabe como ele surgiu? Quando ele foi usado pela primeira vez? Como ele evoluiu para o que conhecemos hoje?

A história do asfalto é bastante interessante e os primeiros registros da sua utilização datam de 1870, ou seja, pouco mais de 150 anos atrás. Se você está interessado em saber como ele começou a ser usado e a sua evolução ao longo dos anos, continue conosco. Vamos lá?

História da utilização do asfalto como pavimentação

Alguns relatos históricos afirmam que o asfalto foi utilizado pela primeira vez no ano de 3.000 a.C. com o objetivo de sanar vazamentos em reservatórios de água.

Contudo, a finalidade atual que conhecemos – pavimentar estradas tornando-as mais regulares e sem poeira – começou a ser aplicada apenas entre os anos de 1870 e 1910 na França, Inglaterra e Estados Unidos.

Na época, diversos testes foram feitos para entender qual seria a melhor forma de misturar o asfalto e os demais componentes.

Nos Estados Unidos, o asfalto natural já vinha sendo aplicado desde 1860 para serviços menores, como a cobertura de calçadas. A primeira grande pavimentação com o uso deste material no país aconteceu em 1870, no estado de Nova Jersey. 

Evolução

Até a virada do século XX, a maior parte do asfalto natural utilizado nos Estados Unidos era oriundo da Venezuela. O material refinado do petróleo, como conhecemos hoje em dia, começou a ser usado a partir de 1907. 

Com a popularização do asfalto, a pavimentação com o uso de paralelepípedos começou a ser deixada de lado, afinal ela não era tão eficiente. Ela poderia até conter a poeira, mas as estradas permaneciam irregulares. 

Assim, surgiram as primeiras usinas de asfalto e a modernização do material misturado a quente – Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e para aplicação a frio. 

Você já ouviu falar em asfalto frio?

O asfalto frio é uma solução prática e rápida de aplicar. Conhecido como algo que chegou para revolucionar o mercado, ele é uma mistura do CBUQ com aditivos e polímeros que tem o objetivo de retardar o seu endurecimento. 

Diferentemente dos outros tipos de asfalto, você não precisa fazer uma preparação antes de aplicar o frio. Basta abrir a embalagem e começar a pavimentação. Viu como ele é prático?

Você pode usá-lo em para reparos e em pavimentações que apresentam desgaste devido à ação do tempo. O material pode ser armazenado por até 12 meses e, devido a esta característica, você pode mantê-lo em estoque para casos de emergência. 

O asfalto frio pode ser aplicado independentemente do clima, sol e chuva, não precisa de máquinas pesadas, tem um valor super acessível, baixo custo de manutenção e ainda é 100% aproveitável.Se você quer conhecer melhor este material e quem sabe já fazer a sua encomenda, entre em contato com os consultores da Loja Viária e faça um orçamento!