Você está visualizando atualmente Conheça os tipos de gabaritos para pintura de sinalização viária

Conheça os tipos de gabaritos para pintura de sinalização viária

Você conhece esse tipo de Gabaritos para pintura de sinalização viária?

Por padrão, o gabarito é utilizado para demarcar mais facilmente símbolos, legendas de sinalização na pista/via, reforçando as condições do local. Sendo ele, um equipamento prático e eficaz, seu material é durável e de fácil limpeza, podendo ser reutilizado várias vezes.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre estes equipamentos que auxiliam na hora de aplicar a pintura de sinalização viária.

Continue com agente e boa leitura😊

Pintura de sinalização viária

A pintura de sinalização viária tem algumas particularidades, principalmente quando falamos em materiais e formas de aplicações.

As tintas de demarcação são grandes aliadas na pintura viária, garantem a qualidade e resultado final impecável. Porém para garantir resistência e cor, essas tintas precisam ter laudo técnico e o seu material estar de acordo com as normas de sinalização horizontal ABNT NBR.

Não existe normas para uso de Gabaritos para pintura de sinalização viária, apenas as especificações dentro das normas da BNR9050, de tamanhos de linha, cores, formatos, tintas e locais que devem receber a pintura de sinalização viária.

Tipos de Gabaritos para pintura de sinalização viária

Existem vários modelos de gabaritos para pintura de sinalização viária, como por exemplo: gabarito de aço e poliestireno para cadeirante, gabarito idoso sendo ele com legenda ou pictograma, legenda “Pare”, gabarito legenda “carga e descarga”, gabarito de aço e poliestireno “serviço de saúde”, gabarito de aço “ciclovia”. Assim como os bem conhecidos, gabaritos de aço “velocidade permitida”.

Você encontra esses modelos entre outros no site da Loja Viária.

Gabaritos de aço Cadeirantes:

Gabarito de cadeirante, utilizado para demarcar vagas de estacionamentos exclusivas para cadeirantes/DEF ou guias rebaixadas.

Veja como deve ser o posicionamento em vagas para deficiente físico:

image-1024x318

Gabaritos idoso:

Gabarito de idoso utilizado para demarcar vagas exclusivas para idosos.

Veja como deve ser o posicionamento em vagas para Idoso:

image-1-1024x390

Gabarito de aço x Gabaritos Poliestireno

Os gabaritos de aço, assim como os em PVC, geralmente são confeccionados em Chapa não Galvanizado de 0,5mm espessura resistente a água e a solvente (Indicado para Grandes Tiragem / Uso industrial).

Já os gabaritos de PVC, é indicado para pequenas tiragens.

Utilizando qualquer tipo de Tinta à base de água e a base de solvente. Pode-se pintar com: pincel, rolinho de espuma densa (Firme) tinta spray, esmalte sintético a base de água e ou solvente, entre outros.

Assim, a única diferença entre eles é a questão do seu Baixo custo-benefício.

Por fim, os dois modelos são importantes e devem ser usados conforme a necessariedade de cada projeto, avaliando o custo x benefícios para garantir que a pintura de sinalização viária seja eficaz.

 Entenda como usar os gabaritos da melhor forma, nestes artigos.

Em suma, existem vários de modelos de gabaritos para pintura de sinalização, utilizados em grandes ou pequenos projetos. Além disso, não somente para vias públicas mais como em vias de condomínios, demarcação em pátios e pisos de empresas, shopping e mercados.

Solicite orçamento dos gabaritos em aço e pvc para o seu projeto, veja todos os modelos no site da Loja Viária.