Você está visualizando atualmente Aprenda como é feita a instalação de Bate-Rodas em estacionamentos

Aprenda como é feita a instalação de Bate-Rodas em estacionamentos

Afinal, Segregador, Bate-rodas, gelo-baiano, bate-pneu ou Limitador de vagas?

Existem alguns nomes para o limitador de vagas, mais conhecido como Bate-rodas de estacionamentos, ou pelo nome técnico Segregador.

A seguir, vamos abordar o passo a passo para instalação desse equipamento de sinalização de segurança.  Então, continue conosco e boa leitura!

Bate-Rodas

O bate-rodas de borracha é um grande aliado para manter a segurança e organização de um estacionamento.

Ele ajuda a limitar espaços, evitando avanço de carros em locais não estipulados para vagas. Além disso, também garante que ao estacionar o motorista não bata em paredes e obstáculos do estacionamento, evitando prejuízos não só para o motorista, mas também para o dono do estacionamento.

Sua fixação é feita facilmente com parafusos, arruelas e buchas ou cola. Dessa forma, a instalação pode ser feita rapidamente por qualquer pessoa, estipula-se um tempo aproximado de 10 minutos para a instalação.

(Foto dos bate rodas)

bate-rodas

Onde posso utilizar o Bate-Rodas?

O bate-rodas é utilizado para algumas situações, seja em estacionamentos ou ruas, de toda forma ele é especifico para isolar áreas e espaços, seja vagas de estacionamentos ou pistas de trânsito.

Este dispositivo reduz risco de acidentes no local. Então, você pode encontrar o segregador em:

• Rodovias (bifurcação); Corredor de ônibus; Separações de pistas; Delimitar estacionamentos e suas vagas e fechamento de lugares onde é proibido estacionar.

Quais modelos de bate-rodas existem?

Você pode encontrar modelos de Resina, metal e borracha, todos funcionais, porém cada material tem a sua particularidade de resistência. Dessa maneira, sendo o de borracha considerado o de maior resistência, sua quebra é praticamente impossível.

Quando comparado com os outros modelos, o bate-rodas de borracha possui vantagens por se “moldar’ aos impactos, sendo assim, a sua quebra é praticamente impossível. Sendo assim, tem fixação através de buchas e parafusos.

O produto é de cor preta natural da borracha de sua fabricação, possui 2 faixas refletivas e pode ser fixado utilizando parafusos sextavado 3/8 x 100 – Arruela lisa 3/8 x 24 x 2.00 – Bucha 12mm nylon p/ parafuso 3/8.

Além disso, vale ressaltar que recomendamos a utilização de 2 dispositivos por vaga, sendo um bate rodas em cada pneu do veículo.

dispositivos

Saiba mais sobre os dispositivos de segurança para estacionamentos neste artigo!

Instalação do limitador de vagas de estacionamento

A instalação é feita através de pinos ou parafusos e colas especificas, é considerada uma instalação rápida e fácil. Não existe nenhuma norma que regulamenta a instalação do dispositivo auxiliar –Segregador/Limitador de vagas, porem indicamos instalar dois

dispositivos por vaga, sendo um para cada roda frontal. É necessário se atentar as dimensões do dispositivo, principalmente com a altura, não muito baixo é o veículo possa passar por cima do dispositivo facilmente, e nem muito alta, para que não ocorra o risco de bater o para-choque no mesmo, a média indicada de altura é estar na média de 10 cm.

Medidas adotadas para a instalação dos Limitadores em vagas de estacionamentos

Pois bem, chegamos ao ponto mais importante do artigo, a instalação do dispositivos Bate-rodas. Então, acompanhe logo abaixo:

1.É necessário antes de qualquer coisa, fazer a marcação no piso, essa marcação irá dar a base para efetuar os furos onde serão fixados no chão. As medidas podem variar conforme o estacionamento, porém segue como base as medidas a seguir em sua grande maioria.

2.Adote 70 cm de distância da linha da frente da vaga e 20 cm da linha lateral até a ponta do dispositivo, conforme a imagem a seguir.

3.Efetue uma furação de 6 cm de profundidade (deverá ter a profundidade suficiente para abrigar o pino de fixação com folga) com uma broca de 20mm, retire o excesso de poeira do processo.

bate-rodas-segregador-lojaviaria-11

Para dispositivos de Resina

4.Faça a preparação da cola com o catalizador, para dispositivos de resina.

5.Coloque a preparação de cola no furo e faça uma “cama de cola” para que toda a superfície de base do Segregador fique em contado com a cola.

6.Posicione o Segregador na sequência sobre a cola.

7.Aguarde a cura da cola por aproximadamente 15 minutos. Pronto!

Para dispositivos de borracha e metal

4.Após a furação coloque a bucha, no furo feito anteriormente.

5.Para finalizar, fixe os parafusos com a arruela na estrutura com o piso. Pronto!

bate-rodas-3

Por fim, e não menos importante você encontra esse e outros modelos de dispositivos de segurança em nossa loja online, acesse Loja Viária.