Você está visualizando atualmente O que considerar na hora de fazer a cotação de sinalização viária ou licitações em prefeituras

O que considerar na hora de fazer a cotação de sinalização viária ou licitações em prefeituras

Vai licitar material de sinalização viária? Dessa forma, a fique atento aos fornecedores; confira nossas dicas para realizar cotação de sinalização viária!

Nas prefeituras e outros órgãos públicos, a regra é clara: produtos são adquiridos e serviços são contratados por meio de licitações, seja na modalidade Pregão, Inexigibilidade ou Dispensa. 

Itens de sinalização viária são comprados anualmente para sinalizar o trânsito e também obras que estiverem sendo realizadas pela prefeitura.

Na hora de cotar itens, seja para compra direta ou para licitação, é importante considerar algumas informações sobre os fornecedores. Então, confira este artigo exclusivo que os especialistas da Loja Viária prepararam para você!

Cotação de sinalização viária

O processo de licitação precisa ser totalmente transparente para que não surja nenhuma dúvida no decorrer da compra ou contratação.

Antes da licitação em si, o setor responsável da prefeitura precisa compor uma média de preço. Dessa maneira, muitas pessoas se perguntam sobre as razões para fazer as cotações prévias.

É através das cotações que o órgão público consegue chegar ao preço médio de mercado de determinado produto ou serviço. Por isso, este valor é divulgado em edital, assim o órgão não corre o risco de comprar com superfaturamento ou de estar desatualizado ao mercado e os fornecedores sabem qual o preço máximo que será pago.

Sobre os fornecedores para cotação de sinalização viária

Além de saber o preço médio de mercado a ser pago por determinado item ou contratação, a prefeitura licitante também precisa conhecer os fornecedores

No caso das licitações específicas de sinalização viária, é comum fornecedores ofertarem lances sem possuir os requisitos mínimos de participação. Por isso, fique atento a:

Certificação

Antes de firmar contrato com o fornecedor vencedor da licitação, solicite que este apresente comprovação de que segue as normas regulamentadoras no que diz respeito à fabricação do material.

Uma placa de sinalização viária que não atende às normas técnicas, por exemplo, não vai cumprir a sua finalidade de orientar o trânsito e salvar vidas.

Capacidade de atendimento

Outro aspecto que precisa ser considerado e que deve constar no edital é o prazo de entrega dos itens solicitados. É preciso que a empresa tenha capacidade de produção para atender a demanda da prefeitura.

Outra questão a ser observada é a qualidade do atendimento. Então, o fornecedor demora muito para responder? A demora no atendimento pode demonstrar que a empresa não conta com um número adequado de funcionários.

Capacidade técnica

A solicitação de atestados de capacidade técnica é uma forma de garantir que a contratação será firmada com uma empresa realmente qualificada no ramo de sinalização, é a garantia de que a empresa já forneceu/executou material /serviço de acordo com o que se pede.

Formas de envio

Lembre-se de estabelecer em edital as formas de envio dos itens de sinalização viária e quem será o responsável pelo pagamento do valor do frete – no caso das prefeituras é comum que o frete fique a cargo do fornecedor (CIF).

Catálogo

Avalie o catálogo do fornecedor para conhecer os seus produtos e verificar se ele possui todos os itens que você precisa. Sendo assim, a sinalização viária é bastante ampla, por isso conhecer a disponibilidade de placas do fornecedor deve ser um dos aspectos avaliados com maior rigor. 

Conheça a Loja Viária

Se você busca itens de sinalização viária para prefeituras ou outros órgãos públicos, confira os produtos da Loja Viária. Afinal, trabalhamos com entregas para todo o Brasil. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento!