Você está visualizando atualmente Sinalização Viária para Aeroportos: Conheça quais são as principais

Sinalização Viária para Aeroportos: Conheça quais são as principais

Sinalização Viária para Aeroportos: Então, entenda com este conteúdo quais são as obrigatoriedades na hora de sinalizar aeroportos! Confira!

Assim como outros locais, os aeroportos também possuem sinalizações específicas. Sendo assim, a sinalização viária para aeroportos desempenha um papel importante na orientação dos pilotos e outros usuários, principalmente em pousos e decolagens.

Nos aeroportos e aeródromos de todo o Brasil, sejam eles públicos ou privados, é obrigatória a utilização de materiais refletivos (tintas para demarcação e outros dispositivos) no momento de fazer a sinalização horizontal.

A seguir, vamos entender um pouco mais sobre a sinalização viária para aeroportos. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue conosco. Boa leitura!

Placa aeroporto: A-43 e SAU-21

Seja você motorista ou passageiro, com certeza já deve ter visto nas rodovias uma placa de sinalização com o desenho de um avião. 

Ela pode aparecer de duas formas diferentes: de advertência (A-43) ou de indicação (SAU-21). A placa de advertência para a presença de um aeroporto é quadrada, com fundo amarelo e desenho de um avião em preto. Já a placa de indicação tem fundo azul, desenho de um avião em preto e, em alguns casos, uma flecha branca apontando a direção.

O objetivo desta placa de sinalização é indicar aos motoristas a existência de um aeroporto ou aeródromo nas proximidades da rodovia.

Importância da utilização de materiais refletivos na sinalização horizontal

Dentro dos aeroportos e aeródromos é obrigatória a utilização de tinta de demarcação viária e microesferas de vidro ao fazer a pintura da sinalização horizontal.

– Mas, por que a utilização de materiais refletivos é tão importante?

Utilizar tinta e microesferas de vidro nas pinturas da sinalização horizontal permite a refletividade das palavras, símbolos e linhas quando estes forem focados nas luzes do táxi do avião. Assim, piloto e copiloto conseguem ter uma visão ampla da sinalização.

É essencial que sejam utilizados materiais de qualidade e aprovados por lei para que a sinalização seja feita de forma adequada, permitindo a visualização das orientações mesmo a longas distâncias e com tempo de chuva. 

Normas técnicas para sinalização de aeroportos e aeródromos

Existem, atualmente, uma série de normas técnicas que determinam como deve ser feita a sinalização viária para aeroportos.

A sua utilização não é obrigatória. Dessa forma, elas se tornam indispensáveis apenas quando um órgão regulamentador, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por exemplo, as torna obrigatórias. Entre as normas técnicas que falam sobre sinalização em aeroportos estão:

  • NBR 8348 de 12/2007: Execução de sinalização horizontal de pistas e pátios em aeroportos
  • NBR 8349 de 01/2008: Inspeção e avaliação da sinalização horizontal em aeroportos
  • NBR 13731 de 06/2008: Aeroportos – Tinta à base de resina acrílica emulsionada em água
  • NBR 8169 de 02/2009: Aeroportos – Tinta à base de resina acrílica estirenada

Em outubro de 2020 foi criada a NBR 10855: Aeroportos – Sinalização horizontal de pistas e pátios, contudo esta norma foi cancelada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não estando mais em vigor.

Conheça a Loja Viária

Na Loja Viária você encontra uma ampla variedade de produtos para sinalização viária, incluindo placas de sinalização indicando aeroportos nas proximidades e tintas refletivas. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento. Afinal, trabalhamos com todos os cartões de crédito, boleto bancário e pix e enviamos os produtos para todo o Brasil!