Você está visualizando atualmente Classificação por cores das placas de sinalização viária de indicação

Classificação por cores das placas de sinalização viária de indicação

Você conhece a classificação por cores das placas de trânsito de indicação? Sendo assim, clique e saiba mais!

Você já observou que as placas de sinalização viária de indicação possuem classificação por cores? Nem todas são verdes e remetem a distâncias que precisam ser percorridas para chegar a um determinado destino. Afinal, elas podem ter outras colorações e, inclusive, outros significados. 

A seguir, os especialistas da Loja Viária explicam o que representa cada uma das cores das placas de indicação. Dessa forma, para transitar de forma segura, compreender o significado de cada uma delas é fundamental. Então, continue conosco e saiba mais!

Sinalização viária de indicação: classificação por cores

Quando se pensa em sinalização viária, as primeiras cores que vem à cabeça são o vermelho (de regulamentação) e o amarelo (de advertência). Contudo, o mundo das placas viárias é bastante amplo e contempla também a sinalização de indicação que pode ser dividida nas cores verde, marrom, azul e preto e branco. 

Verde

As placas de indicação na cor verde servem para alertar os motoristas com informações sobre percursos, direções para determinados destinos e quilometragem de distância entre cidades. Por isso, este tipo de placa de indicação possui o fundo verde e as letras e números na cor branca.

Marrom 

As placas de trânsito na cor marrom servem para informar sobre a localização de pontos turísticos, como teatros, museus, praias e parques. 

Além da cor marrom, outras características destas placas são: escritos em branco, flechas indicando direções, desenhos que representam os pontos turísticos. Além disso, em alguns casos, também a distância em quilômetros. 

Azul

Se você é motorista há algum tempo, com certeza já deve ter visto algumas placas de indicação na cor azul. Sendo assim, elas mostram os serviços auxiliares que estão mais próximos do motorista, como restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, aeroporto, entre outros.

As placas de indicação na cor azul possuem letras e flechas em branco e desenhos em preto que representam os serviços auxiliares – com exceção do pronto socorro que é representado por uma cruz vermelha.

Preto e branco

As placas com fundo branco e letras e desenhos em preto são as chamadas educativas. Elas trazem mensagens importantes para os motoristas e também pedestres. Em alguns casos pode ser usada a cor cinza ao invés do branco.

Algumas mensagens que costumam aparecer nas placas educativas: “Respeite a vida”, “Sob neblina nunca ultrapasse”, “Só ultrapasse com segurança” e “Verifique os freios”.

Importância de entender a classificação por cores das placas de trânsito

Entender a classificação por cores das placas de sinalização viária é essencial para todos que fazem parte do trânsito, sejam motoristas ou pedestres. 

Quando você está circulando no trânsito, é natural precisar de informações e elas estão disponíveis nas placas de indicação.

Digamos que você está em uma rodovia com destino à praia, mas não sabe qual saída deve pegar. Sendo assim, basta observar as placas indicativas na cor verde. Viu? Saber a classificação das cores faz toda a diferença!

Entre em contato com a Loja Viária

Seria impossível trafegar no trânsito sem as placas de sinalização. Além da informação, elas trazem muito mais segurança para os usuários da via. Afinal, é para contribuir com o seu bem-estar nas estradas que a Loja Viária atua trazendo os melhores materiais e menores preços em sinalização viária. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento!