Você está visualizando atualmente Você conhece a classificação da sinalização viária? Confira aqui!

Você conhece a classificação da sinalização viária? Confira aqui!

A classificação da sinalização viária compreende 5 tipos diferentes. Sendo assim, saiba quais são e conheça suas características.

Entender como funciona a sinalização viária é um princípio básico para quem faz parte do trânsito, seja motorista ou pedestre. Dessa forma, é comum vermos muitas pessoas que não sabem interpretar placas, pinturas e gestos, algo que é muito perigoso e pode ser a causa de graves acidentes. 

Neste artigo, os profissionais da Loja Viária explicam as 5 diferentes classificações da sinalização viária: horizontal, vertical, gestual, sonora e luminosa, além dos dispositivos auxiliares. Então, continue com a gente e boa leitura!

1. Sinalização horizontal

Na classificação da sinalização viária, o tipo horizontal é o mais comum. Dessa forma, consiste em todos os símbolos pintados no chão: faixa de pedestre, divisão de uma rodovia, marcação dos espaços de estacionamento, indicação de vagas preferenciais, entre outros.

O principal objetivo deste tipo de sinalização é controlar o fluxo do trânsito. Por isso, todas as informações básicas são no formato horizontal.

2. Sinalização vertical

Ao ler este subtítulo, você já deve ter imaginado quais são os tipos de sinalizações verticais, não é mesmo? Exatamente, são as placas de trânsito! Afinal, elas podem estar localizadas na lateral das estradas ou, até mesmo, em cima da via. 

As placas contêm palavras, frases e ilustrações para informar o motorista. Dessa forma, a sinalização vertical tem três objetivos: regulamentar o trânsito, proibir determinadas situações e orientar os motoristas. 

3. Sinalização gestual

Muitas vezes, o trânsito está tão caótico que apenas as sinalizações horizontais e verticais não são suficientes. Nestes casos, entra em cena o agente de trânsito que irá fazer gestos para controlar o fluxo de veículos no local.

É comum você perceber a presença de um agente de trânsito em cruzamentos perigosos, principalmente quando um semáforo não está funcionando. O profissional também pode estar presente na saída das escolas ou para indicar algum tipo de paralisação ou desvio por causa de uma obra. 

4. Sinalização sonora

A sinalização sonora é utilizada em conjunto com a gestual. Sendo assim, quando o agente de trânsito está controlando o fluxo de veículos e pedestres, ele pode usar um apito para melhorar o seu desempenho e chamar mais atenção dos condutores. 

A sinalização sonora também compreende sinais e alarmes que são instalados para alertar as pessoas com deficiência visual. 

5. Sinalização luminosa

O tipo mais comum de sinalização luminosa é o semáforo. Por isso, seu objetivo é controlar o fluxo de veículos e pedestres em cruzamentos. Além do semáforo, existe também o pisca-pisca, que é utilizado para chamar a atenção dos motoristas sobre uma determinada situação no trânsito. 

As luzes do freio, os faróis e o pisca-alerta do veículo também fazem parte da sinalização luminosa e devem sempre estar em perfeito estado de funcionamento.

6. Dispositivos auxiliares

Os dispositivos auxiliares são todos os outros materiais utilizados em conjunto com os citados anteriormente para controlar o fluxo de veículos ou melhorar as condições da via. São eles: cones, cavaletes, barreiras e defensas, tapumes, marcadores, delimitadores, sonorizadores, entre outros.

Alguns dispositivos auxiliares, como tachas e tachões, são utilizados junto a demarcação viária, nomeados como dispositivos delimitadores que reforçam a sinalização horizontal, dando uma maior percepção de espaço durante o dia e à noite. Dessa forma, esses dispositivos possuem lentes refletivas anexas ao copo da peça, essa lente garante a boa visibilidade em períodos noturnos e de baixa luz.

Entre em contato com a Loja Viária

Na Loja Viária, você encontra todos os tipos de sinalização utilizados no trânsito. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento agora mesmo. Afinal, estamos prontos para atendê-lo!