Você está visualizando atualmente kit de segurança para caminhões conheça os itens indispensável!

kit de segurança para caminhões conheça os itens indispensável!

Você tem investido no Kit de segurança para caminhões? Sabia que a norma ABNT 9735:2020, estabelece o conjunto mínimo de equipamentos para situações de emergências no transporte terrestre de produtos perigosos.

A normativa determina o equipamento de proteção individual (EPI), que deve ser utilizado pelo condutor e pelos auxiliares envolvidos (se houver) no transporte nas ações iniciais, equipamentos para sinalização da área da ocorrência (avaria, acidente e/ou emergência) e extintor de incêndio portátil para carga. A edição da norma traz algumas alterações, confira um resumo dos principais itens que devem ser verificados:

kit de segurança para caminhões

Vamos ver alguns itens que são essenciais para montar o kit de segurança para caminhões e sem deixar de seguir as normas regulamentadoras.

Trajes e calçados de segurança

Em março de 2020 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) atualizou a Norma Brasileira 9735:2020. A normativa determina o equipamento de proteção individual (EPI), que deve ser utilizado pelo condutor e pelos auxiliares envolvidos (se houver).

O uso dos EPIs torna o funcionário, inclusive, mais produtivo, pois ele pode realizar as tarefas para as quais foi designado sem temer por algum risco ou, em cenários mais extremos, pela vida.

Então as vestimentas de segurança têm como principal objetivo oferecer proteção para o tronco e membros inferiores do trabalhador.

O traje mínimo obrigatório que é composto de calça comprida, camisa ou camiseta, com mangas curtas ou compridas, e calçados fechados.

De acordo com a NR06, os calçados de segurança são EPIs de proteção individual, que visam assegurar a proteção e a minimização de riscos de acidentes que envolvem os membros inferiores.

Veja mais sobre este item neste artigo. Por que usar calçados de segurança para sinalização viária?.

Ferramentas de segurança para caminhões

Dentro do kit de segurança para caminhões não poderíamos deixar de falar sobre as ferramentas e acessórios para caminhões.

De acordo com a Norma Brasileira 9735:202 as ferramentas estão classificadas da seguinte maneira:

  1. jogo de ferramentas adequado para reparos em situações de emergência durante a viagem, contendo no mínimo: um (1) alicate universal; uma (1) chave de fenda ou uma (1) chave Philips (conforme a necessidade); uma (1) chave apropriada para a desconexão do cabo da bateria; c) quatro (4) cones para sinalização da via, que atendam à ABNT NBR 15071; d) extintor(es) de incêndio para a carga, conforme Tabelas 3 e 4 da norma ABNTNBR9735.

Acessórios para o Kit de segurança para caminhões

Além dos itens obrigatórios de segurança para caminhões que são regidos pela Norma ABNT 9735:2020, existem os alguns equipamentos utilizados em situações de emergências em transporte rodoviária, que são obrigatórios pela resolução do Contran (Resolução nº 702) e CTB (Artigo 237 CTB). Vamos ver quais são eles:

Calço para caminhões

O calço de rodas, é de uso obrigatório para veículos que transportam cargas perigosas, que pode também ser utilizado em outros tipos de caminhões, trailers, carros, ônibus, empilhadeiras, e outros, a fim de evitar acidentes e/ou locomoção do mesmo.

De acordo com a norma ABNT NBR 9735: As unidades de transporte utilizadas no transporte de produtos perigosos, exceto as que transportam produtos perigosos na quantidade limitada por unidade de transporte constante na legislação em vigor, devem portar no mínimo os equipamentos relacionados a seguir: a) calços, na quantidade descrita na Tabela, com dimensões mínimas de 150 mm × 200 mm × 150 mm.

2 unidades: Caminhão semirreboque, camionetas, caminhonetes, veículos mistos etc.

calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-2-1024x84

4 unidades: Caminhão com reboque (Romeu e Julieta), bitrem, bitrenzão ou rodotrem

calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-4-1024x86

6 unidades: Tri-trem

calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-6-1024x82

Demais unidades de transportes incluindo veículos utilitários a quantidade de calços são 02 unidades.

Faixas refletivas para caminhões

As faixas refletivas são equipamentos obrigatórios (Artigo 237 CTB) para sinalizar caminhões e veículos pesados.

A multa de descumprimento da nova lei é de R$ 807,00 e veículo retido. A partir de 1º de julho de 2022 os efeitos da Resolução nº 882 serão obrigatórias.

Leia mais sobre as faixas refletivas neste artigo!

Além destes equipamentos, existem outros que auxiliam na segurança do motorista e caminhão tais como:

Cones de sinalização, Bastão sinalizador, placas de sinalização entre outros. Acesse nosso site e confira todos os itens que comentamos nestes artigos.

Aproveite e assista ao vídeo de como aplicar as faixas refletivas para caminhão.