Você está visualizando atualmente Descubra o tamanho ideal para vagas de estacionamento

Descubra o tamanho ideal para vagas de estacionamento

Você já teve dificuldade com as vagas de estacionamentos? Afinal, qual o tamanho ideal para vagas de estacionamento? Enquanto na hora de estacionar, durante a manobra, ou até mesmo na hora de abrir a porta e sair de dentro do carro, o espeço parece tão pequeno.

Sendo assim, para evitar essas complicações existem Normas para a regulamentação do tamanho da vaga de estacionamento.

Portanto, neste artigo vamos falar como é imposto pela Norma as dimensões da vaga de estacionamentos para manter as vagas de estacionamento de forma funcional.

Afinal, não é de hoje que as vagas de estacionamentos de condomínios, comércios e empresas são as vezes um grande problema de espaço, isso ocorre muito. Dessa forma, algumas mudanças de projetos e elaboração por profissionais não qualificados sobre o tema, no final podem gerar muita dor de cabeça aos usuários.

O estacionamento necessita não apenas da vaga de estacionamento, mas também da área de manobra e acesso do veículo. Contudo, existem valores mínimos a seguir para garantir que os usuários estacionem de forma segura.

Quem defina o tamanho das vagas de estacionamento?

Quem define e regulamenta o tamanho das vagas de estacionamento é a prefeitura local, as vezes definidos por valores menores. Dessa forma, é válido sempre levar em conta o bom senso e fazer um estudo no tipo de estacionamento e a estrutura entorno para adequar os valores, pilares, paredes e outro.

Além disso, é extremamente importante contratar serviços especializados e profissionais capacitados para desenvolvê-los os projetos de estacionamentos. Então, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Qual o tamanho ideal para as vagas de estacionamento?

Dimensão para vagas de estacionamento, acesso e manobra

Conforme já citado, as dimensões das vagas de estacionamentos e manobras são relativas, pela Lei 10.406 do Código Civil cada município deve definir essas dimensões.

Sendo assim, existem padrões satisfatórios que não podemos deixar de lado, que são as medidas que não mudam de acordo com os veículos e seus tipos, é de acordo com isso que são definidas as dimensões.

São adotados os tipos de carros, sendo eles veículos pequenos, médios e grandes, assim cada um demanda uma medida específica. Dessa forma, veja então qual o tamanho ideal para vagas de estacionamento.

Vaga de estacionamento

PEQUENOMÉDIOGRANDEACESSIBILIDADEMOTO
LARGURA2 m2,1 m2,5 m1 m
COMPRIMENTO4,2 m4,7 m5,5 m2 m
Vaga de estacionamento

Acesso e manobra – Tipos de veículos

PEQUENOMÉDIOGRANDEACESSIBILIDADEMOTO
LARGURA3 m3,5 m4 m2,5 m
COMPRIMENTO4,6 m4,8 m5 m2,5 m
Acesso e manobra – Tipos de veículos

exemplo-de-dimensao-de-vaga-02-1024x238
Qual o tamanho ideal para vagas de estacionamento de 46 a 90°.
exemplo-de-dimensao-de-vaga-01-1024x325
O tamanho ideal para vagas de estacionamento de 0 a 45°.

Esses valores são dados a uma recomendação mínima ideal. Mas é importante ressaltar que isso pode variar, pois em um estacionamento pode conter outras estruturas como pilares, paredes, mobiliários urbanos, circulação conjunta com pedestre.

Por isso, se deve avaliar todos esses quesitos e se necessário aumentar essas dimensões de acordo com a estrutura é importante procurar a legislação de sua cidade para conferir essas medidas locais.

É importante ressaltar que para ter um estacionamento ideal é necessário trabalhar com materiais próprios para a demarcação viária, assim como as Tintas para demarcação de vagas de estacionamentos. Afinal, as tintas são próprias para suportar o tráfego de veículos sobre eles e assim tem duração maior quando se comparada a qualquer outra tinta.

Portanto, gostou desse assunto?

Confira também o nosso artigo de Placas de sinalização ideais para pátios e estacionamentos em indústrias e 5 itens essenciais para estacionamentos, assim saiba mais sobre a sinalização de estacionamentos.

Portanto se você precisa de materiais para seu estacionamento, encontre na Loja Viária, seja placas de sinalização de trânsito ou personalizadas, tintas para demarcação viária, dispositivos auxiliares de trânsito, protetores de para-choque, bate-rodas, lombadas modulares e diversos outros dispositivos para sinalização e segurança viária.