Você está visualizando atualmente Importância da sinalização viária em áreas escolares

Importância da sinalização viária em áreas escolares

Por meio da sinalização viária em áreas escolares, se eleva a proteção de crianças, pais e professores. Descubra os tipos e o valor desse tipo de sinalização.

A segurança dos estudantes, pais e professores é algo muito importante. Para isso, existe a sinalização viária em zonas áreas escolares. Por meio dela, são implementadas medidas para prevenção de acidentes e uma circulação segura. Na prática, a atenção e respeito por parte dos motoristas são fatores determinantes para o sucesso dessas medidas.

Neste artigo, mostraremos os principais tipos de sinalização para áreas escolares. Falaremos ainda sobre as normas de trânsito associadas e a importância de os motoristas ficarem atentos a essas sinalizações. Confira os próximos tópicos!

Conhecendo os tipos de sinalização para áreas escolares

Para criar ambientes escolares seguros, diversos tipos de sinalização são empregados. Entre eles, podemos destacar:

  • Placas – alertam para a presença de áreas de travessia de crianças (essenciais para chamar a atenção dos motoristas);
  • Travessias elevadas – projetadas para desacelerar o tráfego nas proximidades das escolas. São indicadas por sinalização horizontal e vertical específica;
  • Semáforos especiais – equipados com sinais luminosos ou sonoros. Projetados para facilitar a travessia dos estudantes.

Quais são os equipamentos de segurança?

Existem equipamentos de segurança utilizados nas proximidades das instituições de ensino. São eles: cones, guarda-corpos e coletes vestidos pelos agentes de trânsito.

Quanto aos cones delimitam áreas de travessia, a fim de orientar motoristas e pedestres. Já os guarda-corpos oferecem proteção física – especialmente em locais com grande movimentação. Enquanto os coletes de alta visibilidade (usados por agentes de trânsito) tornam os profissionais facilmente identificáveis. Isso reforça a autoridade e a segurança no local.

As Normas de trânsito para áreas escolares

A fim de garantir a segurança em áreas escolares, os motoristas devem obedecer a determinadas Normas. Por exemplo, os limites baixos de velocidade visam mitigar riscos e permitir reações rápidas em caso de necessidade.

Já a faixa de travessia, proporciona aos pedestres, especialmente aos estudantes, um ambiente mais seguro. Podemos citar ainda a atenção – que é uma Norma não escrita, mas essencial. Uma vez que, as crianças podem agir de forma imprevisível.

Em locais de maior tráfego, a presença de agentes é comum, oferecendo assistência direta na travessia dos estudantes e reforçando as Normas de trânsito. É essencial que os motoristas respeitem esses profissionais, pois desempenham um papel importante na manutenção da ordem e segurança nas imediações das escolas.

Quais são as normativas que regem a sinalização em áreas escolares?

As Normas de trânsito que tratam da sinalização para áreas escolares estão estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – Lei nº 9.503/1997. Algumas regras, são:

  • Artigo 218 – prevê as penalidades para quem transitar em velocidade superior à máxima estabelecida para a via em áreas escolares devidamente sinalizadas;
  • Artigo 214 – estabelece as penalidades para quem não respeitar a preferência de pedestres na faixa de travessia, uma medida comum em áreas escolares.

Outra legislação aplicável é Resolução n0 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN – que estabelece diretrizes para a instalação de semáforos e dispositivos de controle de tráfego em áreas escolares, visando garantir a segurança dos pedestres, especialmente crianças.

Enfim, a importância da sinalização nas proximidades das escolas vai além das Normas e placas. Na verdade, reflete um compromisso coletivo com a segurança das crianças, pais e professores. Sendo assim, respeitar a sinalização é respeitar o futuro.

O que achou do nosso artigo? Entendeu qual é a importância da sinalização viária em zonas escolares? Agora, conheça as melhores soluções em sinalizações. Entre em contato com o time de especialistas da Loja Viária!