Você está visualizando atualmente Como instalar lombadas de borracha em condomínios e estacionamentos

Como instalar lombadas de borracha em condomínios e estacionamentos

Lombadas de borracha: de fácil instalação, sem danos aos veículos e resistente a qualquer tipo de ambiente.

Instalar lombadas de borracha é uma alternativa fácil de organizar o trânsito e fazer com que os motoristas diminuam a velocidade. Afinal, muitos condomínios e estacionamentos privados fazem uso, atualmente, da lombada de borracha.

As ruas que constituem um condomínio são consideradas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como vias locais, portanto a velocidade máxima permitida é de apenas 30 km/h. Quando o síndico autoriza a instalação de uma lombada de borracha, a velocidade na via reduz para até 20 km/h. Muito mais seguro, não é mesmo?

O mesmo funciona para os estacionamentos privados, como os de um supermercado, por exemplo. É preciso controlar a velocidade do trânsito nestes locais e a lombada de borracha é uma ótima forma de fazer isso.

Neste artigo, os especialistas da Loja Viária ensinam como instalar uma lombada de borracha em um condomínio ou estacionamento privado. Fique atento e boa leitura!

1º passo: monte os módulos

Ao adquirir a lombada de borracha, ela virá desmontada. Portanto, o primeiro passo é montar os módulos de forma que as cores fiquem intercaladas. Você vai colocar um bloco amarelo, em seguida um preto e assim sucessivamente. Fique atento: as partes arredondadas devem ficar nas pontas, pois elas formam o acabamento da lombada. 

2º passo: fure a superfície

Agora que a lombada está montada, você deve furar a superfície onde ela será instalada. Para ficar mais fácil, utilize a própria lombada como referência. Posicione ela no lugar correto e faça os furos. Eles devem ter a medida total do parafuso (3/8).

3º passo: adicione as buchas e alinhe as peças

Agora que a lombada de borracha já está posicionada e os furos foram feitos na superfície, adicione as buchas em seus respectivos lugares. Lembre-se de alinhar as peças para que a lombada fique reta. 

4º passo: aperte os parafusos

O quarto e último passo é o mais fácil: apertar os parafusos. Com o auxílio de uma chave de boca n.º 11, aperte todos os parafusos até que fiquem travados. É muito importante que os parafusos fiquem bem fixados para que a lombada não se mova com o peso dos veículos. 

Principais vantagens da lombada de borracha

A lombada de borracha possui muitas vantagens se comparada às lombadas de cimento tradicionais. Ela é de fácil instalação, uma vez que é vendida em módulos de 50cm e a sua fixação é feita através de parafusos sextavados. 

Ela é bastante resistente e suporta a passagem de veículos pesados, sendo indicada para qualquer tipo de ambiente. Além disso, a lombada de borracha é instalada em bem menos tempo do que as convencionais e não danifica os veículos que passam por ela.

Faça um orçamento com a Loja Viária

Se você quer instalar uma lombada de borracha no condomínio ou em um estacionamento privado, conheça os modelos disponíveis na Loja Viária. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento. Afinal, a nossa equipe está pronta para indicar a lombada certa para a sua necessidade. Até a próxima!