Você está visualizando atualmente Quais são os tipos de faixas de trânsito e onde são aplicadas?

Quais são os tipos de faixas de trânsito e onde são aplicadas?

As Faixas de trânsito compõem o grupo de sinalização horizontal, que tem como função organizar, ordenar e orientar o fluxo de veículos no trânsito. Afinal, elas são importantes para otimizar vias, aumentar segurança, consequentemente reduzindo acidentes e transmitem mensagens a todos que que transitam no local. Dessa forma, a sinalização viária é classificada grupos, são eles Sinalização Vertical, Sinalização Horizontal, Sinalização Semafórica, Sinalização de Obras e Dispositivos Auxiliares.

Resumidamente as faixas de trânsito controladoras de fluxos, podem ser ou não acompanhadas por dispositivos auxiliares que aumenta a visibilidade e segurança do local.

Elas são diferenciadas pelos tipos de faixas de trânsito, cada uma apresenta um formato e cor diferente. Sendo assim, veja os tipos de faixas de trânsito e classificação:

Marcas longitudinais

As marcas longitudinais podem ser amarelas ou brancas, do tipo simples ou contínua, elas separam e ordenam vias de tráfegos, definindo assim a sua circulação.

Faixas longitudinais amarelas, são separadoras de fluxos opostos. Quando apresenta traço continuo limita a ultrapassagem e deslocamentos laterais, quando tracejada tem a função de separar fluxos opostos, porem permitindo a ultrapassagem.

Já as faixas longitudinais na cor branca, faz a separação do fluxo do mesmo sentido, quando esse tipo de faixa de trânsito é aplicado de forma contínua é para delimitar a pista, como as faixas de bordo, proíbe a troca de faixas, ultrapassagem e transposição. Já quando as faixas são tracejadas, apresenta a função apenas de ordenar o movimento na via.

Marcas transversais

As marcas transversais, são marcas que transpassam as vias, formando um ângulo de 90º com o fluxo de veículos. Tem como função geral, reduzir a velocidade do veículo, indicam travessia de pedestres e posições de parada, assim melhorando a interseção de veículos e pedestres e velocidade da via.

Marcas de canalização

Este tipo de faixa de trânsito é constituído sempre pelo conjunto de linha da canalização e zebrado, ela organiza e regulamenta os fluxos de veículos de modo aumentar a segurança, limitando áreas restritas e direcionando veículos.

Este tipo de faixa de trânsito, como o próprio nome já diz, é para regulamentar estacionamentos ou áreas de paradas e proibições de estacionamentos.

Inscrições no pavimento

Este tipo de sinalização não está no grupo de tipos de faixas de trânsito. Porém, faz parte do grupo de sinalização horizontal.

As inscrições no pavimento servem para reforçar as operações e funcionamento da via, melhorando a percepção do condutor às decisões a serem tomadas. Sendo assim, são formadas por símbolos, pictogramas, setas e legendas.

tipos-de-faixas-de-transito-marcas_Prancheta-1

Faixas de Trânsito

Para a demarcação é necessário que faça com material de qualidade, pois as tintas devem ser próprias e projetadas para este fim. Além disso, serem resistentes a abrasão, estabilidade de cor, e outras características que só a tinta de demarcação viária apresenta, é necessário que as tintas sejam aprovadas por normas para que mantenha as características necessárias.

Encontre tinta de acordo com as normas, que apresente durabilidade superior e seja resistente a abrasão em nossa loja. Afinal, a Loja Viária trabalha com vários tipos de tintas para a demarcação viária de acordo com as normas regulamentadoras de trânsito, com elas você garante tintas de alta durabilidade, resistente a abrasão e próprias para ruas e rodovias.

E-book Faixas de Trânsito

banner-blog-faixas
Ebook principais faixas de transito em estacionamentos