Você está visualizando atualmente Como a sinalização viária pode melhorar o fluxo e circulação de sua empresa de logística

Como a sinalização viária pode melhorar o fluxo e circulação de sua empresa de logística

Melhorar o fluxo e circulação de sua empresa de logística pode ser mais fácil do que imagina! Confira a leitura para saber mais!

A sinalização Viária tem como objetivo principal organizar e sinalizar aos veículos e pedestres, a direção, perigos e regulamentos da pista. Informações indispensáveis e obrigatórias para o bom andamento do trânsito, seja durante o dia ou à noite.

Em empresas de logísticas, armazéns é muito utilizado a sinalização vertical e horizontal, o que correspondem as placas de sinalização e pinturas de piso com tintas de sinalização viária ou fitas de demarcação de solo, devendo sinalizar apenas as áreas essenciais por exemplo que pode haver perigo, riscos para os operadores.

A sinalização viária em armazéns e empresas de logísticas consiste em manter o fluxo de pessoas, veículos, disposição geral dos materiais, equipamentos e produtos organizados que facilitam o acesso dentro da empresa. Tornando assim, o espaço mais seguro evitando possíveis riscos ao armazém e colaboradores.

Temos que concordar que uma casa bagunçada não é nada funcional, levando isso para o trabalho um armazém bagunçado também não. Sendo assim, a sinalização evita problemas como local errado de armazenagem dos produtos, evita que os colaboradores cruzem com empilhadeiras, andem por locais com risco de queda entre outros. 

Neste artigo vamos saber como é feita a sinalização de piso industrial. 

Por que utilizar a sinalização viária em empresas de logísticas?

Além de ser uma medida de segurança que visa ajudar os operadores e alertar os riscos de forma que todos possam ter a visão clara do local e garantir sua segurança. Está sinalização No Brasil é obrigatória e regida pela norma NBR 15.524-2/2008 e NBR 7195:2018 da ABNT

Tal norma refere-se as cores de demarcação que devem ser feitas nos pisos do armazém, assim como as medidas de instalação de armazenagem.

Tipos de sinalização industrial para melhorar o fluxo e circulação

Antes de tudo devemos avaliar qual o tipo de sinalização, se temporária ou permanente. Geralmente empresas de logísticas e armazéns optam pela sinalização temporária que são utilizadas as fitas adesivas e adesivos antiderrapantes.

Os adesivos antiderrapantes, de cores amarelo ou preto indicam locais com perigo de queda. Sendo assim, é essencial para alertar perigos de pisos escorregadios em rampas, degraus, escadas.

Além disso existem a sinalização de rua, que é realizada através de placas de sinalização, devem ter tamanho adequado para que possam ser vistas de longe, são usadas no começo, meio e fim da rua. Afinal, aqui na loja viária você consegue personalizar estas placas.

Já a  demarcação de piso, é feita com tintas a base de resina acrílica essas tintas são muito utilizadas para pintura de vagas, estacionamento, piso, faixas, dizeres, lombadas é na demarcação viária. Possui excelente resistência à abrasão, rápida secagem, flexibilidade adequada da película e alta resistência a intempéries. Por isso, geralmente a tinta é aplicada com máquinas de demarcação que facilita o trabalho de pintar um armazém inteiro.

Cores das tintas melhorar o fluxo e circulação

As cores de segurança que podem ser usadas para a marcação de linhas no piso/solo:

Vermelho/sinal de proibição: Usada para sinalizar materiais e equipamentos de combate a incêndio. Indicando um comportamento perigoso;

Amarelo/sinal de aviso – perigo -atenção: Pede atenção, cuidado;

Azul /sinal de obrigação: Indica comportamento ou ação especifica, obrigação de usar equipamentos de segurança individual;

 Verde/sinal de socorro – Situação de segurança: Indica Portas, saídas, passagens, equipamentos, kits de primeiros socorros, estações de resgate ou ajuda, instalações e Retorno à normalidade.

Leia mais sobre os tipos de tintas para demarcação viária e suas normas.

Utiliza-se listras amarelas e pretas ou listras vermelhas e brancas para sinalizar locais com obstáculos ou locais perigosos.

Como-a-sinalizacao-viaria-pode-melhorar-o-fluxo-e-circulacao-de-sua-empresa-de-logistica-1
Como-a-sinalizacao-viaria-pode-melhorar-o-fluxo-e-circulacao-de-sua-empresa-de-logistica-5

Como vimos a sinalização do armazém logístico pode ser feita de diferentes maneiras, com formas e cores assim como na sinalização viária de trânsito.

O ideal e usar tintas especiais e de acordo com as normas ABNT. Afinal, tais tintas são resistentes ao desgaste e à abrasão. Dessa forma, para facilitar o serviço de demarcação do piso e indicado usar as maquinas e equipamentos de demarcação para delimitar as áreas em questão. Fora as tintas pode ser usados os adesivos antiderrapantes, especialmente resistentes à água, temperaturas extremas e exposição solar. Assim como as placas de ruas, e etiquetas para endereçamento logístico.

Por fim, manter um padrão de sinalização demonstra que a empresa respeita as normas e se preocupa com a segurança dos operadores.

Neste link você consegue baixar a Norma completa com todas as especificações. 

Precisando de orçamento para materiais e equipamentos de sinalização? Fale com nossa equipe comercial através do WhatsApp (41) 98785-4715. Ou pelo site https://www.lojaviaria.com.br/tintas-para-demarcacao-viaria#contato

Baixe o ebook: Faixas de trânsito para estacionamentos.