Você está visualizando atualmente Sinalização Vertical: conheça os itens essências para qualquer via privada
Sinalização Vertical: conheça os itens essências para qualquer via privada.

Sinalização Vertical: conheça os itens essências para qualquer via privada

A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotar comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via.

Este tipo de sinalização utiliza as placas, sinais ou símbolos na posição vertical com o objetivo de transmitir mensagens de caráter permanente ou temporário, assim instruindo o usuário da via ou local a seguir as normas pré-estabelecidas. Esta categoria abrange placas de trânsito, placas de sinalização, legendas, símbolos e suportes de fixação dos mais diversos modelos.

Vamos conhecer alguns dos itens essências para a sinalização de via privada.

Classificação da Sinalização Vertical

A sinalização vertical é classificada segundo sua função, que pode ser de:

• Placas para regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da via;

advertir os condutores sobre condições com potencial risco existentes na via ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres;

indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.

Os sinais possuem formas padronizadas, associadas ao tipo de mensagem que pretende transmitir (regulamentação, advertência ou indicação).

Para facilitar o entendimento e a organização, a sinalização vertical é classificada em três tipos, e esses tipos funcionam de acordo com sua função, por isso, são eles:

Sinalização de Regulamentação: A sinalização vertical de regulamentação informa aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas e rurais. O desrespeito a estes sinais constitui infrações do Código de Trânsito Brasileiro.

Sinalização de Advertência: Placas de advertência servem para informar os condutores as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

Sinalização de Indicação: Indicam aos condutores e pedestres os locais onde os mesmos podem dispor dos serviços indicados. Em área urbana, as placas Indicativas de serviços auxiliares podem ser utilizadas na forma retangular com o lado maior na horizontal.

Tipos de itens essenciais na sinalização vertical

Podemos classificar as vias privadas em dois grupos: as vias de domínio privado e de uso público e as vias de domínio privado e de uso privado. Quanto às primeiras, elas existem sobretudo em razão das servidões de passagem, que dão acesso ao empreendimento. A segunda diz respeito aos condomínios de lotes privados. Destacassem os itens:

Placas de regulamentação

Placa velocidade máxima permitida (10 km, 20km, 40km), placas de pare, placas de proibido estacionar, placas de carga e descarga, placa de ciclista e pedestre, placa de estacionamento regulamentado, placa de pista compartilhada,

Placa proibido acionar a buzina, placa exclusivo deficiente físico, placa permitido embarque e desembarque, placa estacionamento para clientes,

sinalizacao-vertical-itens-essencias-para-vias-privada-placa-regulamentacao-pare

Placas de advertência

placa de lombada, placa de crianças, placa de obras, placa de parada obrigatória.

sinalizacao-vertical-itens-essencias-para-vias-privada-placa-advtercia

Placas de indicação

placas de indicação de ruas, placas de logradouro.

sinalizacao-vertical-itens-essencias-para-vias-privada-placa-indicativa

Com as placas são utilizados os suportes de fixação, que são todos os dispositivos que auxiliam na fixação da placa, tais como, abraçadeiras e postes.

A sinalização com placas de sinalização de trânsito, é de extrema importância para manter um local de circulação de veículos mais seguro.

Pode ser em condomínios, empresas, ruas, eventos, comércio, seja em qualquer local com trânsito de veículos, é necessário, utilizar as placas de sinalização,

Atualmente é fácil encontrar variações de materiais em placas, os sinais que encontramos são em película de vinil, película refletiva prismática e pintada.

Sempre indicamos as placas de sinalização de trânsito com seu sinal feito em película refletiva, tanto para lugares públicos quanto para privados.

Pois a película refletiva é aprovada pela norma, diferente das demais, além disso, ela uma durabilidade superior, resistem a intempéries do tempo, e sua visualização por ser refletiva dá maior visibilidade em períodos noturnos.

Se tem alguma dúvida sobre as películas refletivas leia mais sobre o assunto no blog.

Podemos incluir nesta lista, as Luminárias Publicas

sinalizacao-vertical-itens-essencias-para-vias-privada-luminarias

Onde na Iluminação para áreas públicas e privadas, apresentam um ótimo desempenho e versatilidade para o uso em diversas áreas como rodovias, ruas, praças, parques, pátios, condomínios, estacionamentos, entre vários outros.

São elas equipamentos de alta resistência mecânica, qualidade, fácil instalação e além de trazer inúmeras possibilidades de iluminação para diferentes ambientes.

Agora que você já sabe sobre placas de sinalização em vias privadas, já pode aplicá-las de acordo com suas necessidades. Lembrando que em caso de ruas públicas, o responsável pela sinalização é a prefeitura, neste caso, você deve contatá-los e solicitar a implantação, eles irão analisar o caso e caso seja válido, irão abrir um processo de compra e implantá-las.

Se ainda ficou alguma dúvida leia mais no blog sobre Sinalização vertical.

Precisou de placas de sinalização de trânsito conforme as normas, é na Loja Viária, em nosso site você encontra todos os modelos do Contran.

Caso precise de uma medida especial ou uma placa personalizada entre em contato pelo nosso WhatsApp (41) 98785-4715 ou pelo e-mail do time comercial: vendas@lojaviaria.com.br