Você está visualizando atualmente Os principais tipos de sinalização para empresas

Os principais tipos de sinalização para empresas

Conheça os principais tipos de sinalização utilizadas nas empresas e a importância de cada uma delas. Confira!

A sinalização dentro das empresas desempenha um papel crucial não apenas em questões de segurança e conformidade com as normas legais, mas também na orientação, na eficiência operacional e na percepção da marca. Abaixo, detalham-se os principais tipos de sinalização, suas aplicações, Normas Regulamentadoras e benefícios.

Tipos de sinalização e exemplos de aplicação

Sinalização de segurança:

A sinalização de segurança visa prevenir e proteger contra incêndios, acidentes, emergências e outros perigos que possam afetar a integridade física e a saúde das pessoas. Ela deve seguir os padrões estabelecidos pela Norma Regulamentadora 26 (NR 26) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que definem as cores, as formas, os tamanhos, os símbolos e as mensagens que devem ser usados para cada tipo de risco. 

  • Saídas de emergência: Sinalizações luminosas ou fotoluminescentes indicando a rota de fuga em caso de emergências.
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndio: Identificação clara e visível dos equipamentos de segurança e suas instruções de uso.
  • Áreas de risco: Sinalizações alertando sobre áreas com risco de queda, substâncias perigosas, áreas de alta tensão, entre outros.

Sinalização de acessibilidade:

A sinalização de acessibilidade foi criada para facilitar o acesso e a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo o seu direito de ir e vir. A sinalização de acessibilidade deve seguir os padrões estabelecidos pela Lei 10.098/2000 e pela ABNT, que definem as cores, as formas, os tamanhos, os símbolos e as mensagens que devem ser usados para cada tipo de necessidade. 

  • Vagas reservadas: Destinação de espaços em estacionamentos para idosos e pessoas com necessidades especiais.
  • Acessos adaptados: Sinalização de rampas, elevadores e banheiros adaptados para cadeirantes e outras necessidades especiais.

Normas Regulamentadoras

NR-26 (Sinalização de Segurança)

Estabelece a obrigatoriedade de sinalizações que indiquem equipamentos de combate a incêndio, rotas de fuga, áreas de risco, entre outros aspectos de segurança.

Esta norma é específica para sinalização de segurança no ambiente de trabalho. Seus principais aspectos incluem:

  • Cores na segurança do trabalho: Define o uso de cores para identificar e advertir sobre riscos. Por exemplo, o vermelho é comumente usado para indicar perigo (como em extintores de incêndio), e o amarelo para advertir sobre riscos.
  • Sinalização de áreas de risco: Inclui placas de aviso para áreas com materiais inflamáveis, tóxicos, radiação, entre outros.
  • Rotas de fuga e saídas de emergência: Exige que as rotas de fuga e saídas de emergência sejam claramente sinalizadas e mantidas desobstruídas.

Legislação de Acessibilidade

Legislações nacionais e locais que determinam a reserva de vagas para idosos e pessoas com necessidades especiais em estacionamentos públicos e privados, como:

  • Vagas de estacionamento reservadas: Obrigatoriedade de um número mínimo de vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos, incluindo sinalização vertical e horizontal específica.
  • Sinalização sonora, tátil e visual: Inclui a necessidade de sinalizações sonoras e em Braille para deficientes visuais e sinalizações visuais claras para pessoas com deficiência auditiva.

Benefícios da sinalização adequada

Conformidade legal: Evita penalidades e multas por descumprimento das normativas.

Segurança: Reduz riscos de acidentes e garante uma rota clara de evacuação em emergências.

Acessibilidade: Demonstra inclusão e respeito, atendendo às necessidades de todos os públicos.

Orientação e eficiência: Facilita a locomoção e a organização interna, melhorando a experiência de colaboradores e visitantes.

Percepção positiva da marca: Uma empresa bem sinalizada transmite profissionalismo, cuidado e respeito pelas pessoas e pela legislação.

Estar em conformidade com as normas de sinalização não é apenas uma questão legal, mas também um aspecto estratégico que impacta diretamente na segurança, na eficiência operacional e na imagem da empresa. Uma sinalização interna e externa bem planejada e executada pode significar um ambiente de trabalho mais seguro, uma experiência mais positiva para clientes e visitantes, e um reflexo dos valores e do profissionalismo da organização.

Quer saber mais sobre sinalização para empresas, condomínios e espaços públicos? Em nosso blog você encontra diversos conteúdos sobre sinalização vertical e horizontal para esses ambientes. Confira!

E não deixe de dar uma passada em nossa loja e conferir os nossos produtos. Lá você encontra tudo para sinalização viária, equipamentos de segurança e muito mais!