Você está visualizando atualmente Normas sobre a sinalização interna em órgãos públicos

Normas sobre a sinalização interna em órgãos públicos

Conheça as principais normas para a sinalização de espaços públicos e como elas exercem um papel fundamental na orientação e segurança dos usuários. Confira!

A comunicação é fundamental em qualquer situação, seja ela verbal, escrita ou visual. Com o passar dos anos e o aumento das populações nas cidades a comunicação visual, por meio de placas indicativas passou a ser fundamental na orientação e segurança, como nos casos das grandes cidades cujo trânsito depende da organização que a sinalização e semáforos oferecem. O mesmo aconteceu com grandes repartições públicas e empresas, conforme se aumentou o tamanho e também o número de pessoas circulando surgiu a necessidade de se contar com placas informativas, assim como saídas de emergência e outros elementos de utilidade e segurança. 

Com isso, a sinalização interna passou a ser utilizada para informar e orientar os usuários desses locais sobre localização, setor e serviços. Por outro lado, a padronização dessa comunicação também se tornou uma necessidade, visto que se em cada local fosse uma sinalização diferente geraria confusão ao invés de orientar. Neste artigo falamos sobre algumas dessas sinalizações e as normas que foram criadas para que se padronizasse a comunicação em órgãos públicos e empresas. 

Sinalizações Internas em Órgãos Públicos

As sinalizações internas são ferramentas de comunicação visual utilizadas para orientar, informar e alertar as pessoas em determinados espaços. Em órgãos públicos, como prefeituras, hospitais, tribunais e outros, essa sinalização desempenha um papel fundamental, uma vez que estes locais recebem um grande fluxo de pessoas diariamente, e muitas delas não conhecem o espaço.

Importância das sinalizações internas

Indicar direções e saídas: Em espaços amplos, é comum que visitantes se sintam perdidos. Placas indicativas de direção podem guiar o público até os setores desejados, assim como mostrar saídas de emergência.

Identificar locais específicos: Seja uma sala específica em um tribunal ou uma especialidade em um hospital, a sinalização ajuda a localizar rapidamente espaços e evitar confusões.

Informar horários de funcionamento: Isso evita que os cidadãos fiquem esperando em órgãos que não estejam em funcionamento.

Regras e instruções: Em locais onde há normas específicas, como hospitais, a sinalização pode informar sobre procedimentos ou proibições (ex.: não falar alto, desligar celulares, proibido fumar, etc.).

Procedimentos de emergência: Em situações de risco, placas de sinalização informam o público sobre rotas de fuga, pontos de encontro e outras ações a serem tomadas.

Normativas sobre sinalizações internas em órgãos públicos

Duas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) se destacam no contexto de sinalização interna:

ABNT NBR 13434 refere-se às sinalizações de segurança contra incêndio e pânico. Ela estabelece formas, dimensões, cores e símbolos para garantir que, em caso de emergência, as pessoas possam identificar rapidamente as rotas de saída, equipamentos de combate a incêndio e áreas seguras.

ABNT NBR 9050 aborda a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Entre os muitos temas que aborda, ela traz diretrizes para sinalizações que facilitem a circulação e compreensão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Para atender a essas normativas:

  • Locais adequados: As placas devem ser instaladas em pontos de fácil visualização, evitando obstruções.
  • Distância entre placas: Deve garantir que uma pessoa, ao passar por uma placa, consiga visualizar a próxima de forma clara.
  • Tamanhos e formatos: Devem ser proporcionais ao espaço e visíveis a distâncias seguras, considerando diferentes alturas de olhos.
  • Cores: Deve-se usar contraste entre texto/símbolo e fundo, facilitando a leitura. Em situações de emergência, cores padrão como vermelho e verde são comuns para indicar proibições e permissões, respectivamente.

Como vimos, as sinalizações internas são ferramentas essenciais para garantir a eficiência, segurança e acessibilidade em órgãos públicos. As normas da ABNT asseguram que essa sinalização atenda padrões técnicos que visam o bem-estar e a proteção do público. 

Aqui na Loja Viária você encontra tudo para sinalização interna e externa. Acesse a nossa loja e confira os nossos produtos, se precisar, fale com um dos nossos atendentes através dos telefones (41) 3679.6752, WhatsApp (41) 98785-4715 ou envie um e-mail para vendas@lojaviaria.com.br e garanta já a sinalização perfeita!