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Dispositivos Auxiliares: Onde e como aplicá-los!

Saiba onde e como aplicá-los e em quais ocasiões os Dispositivos Auxiliares devem ser utilizados. Certamente, hoje na sinalização horizontal encontramos os dispositivos auxiliares. Bem como: Calotas (mais conhecida como tartaruga), Segregador (Bate-rodas, bate-pneus ou gelo baiano), Tachão e Tacha Refletivos (olho de gato). De fato, todos são utilizados em situações especificas e diferenciados com cores, materiais, e grau de refletividade também.

É de extrema importância nos atentar as características dos dispositivos, pois em determinadas situações o seu corpo e o elemento de retrorrefletivo são diferentes.

TACHA

Com a finalidade de proporciona ao condutor melhor percepção do espaço destinado à circulação, realçando a marca longitudinal e/ou marca de canalização e reforçando a visibilidade da sinalização horizontal em condições climáticas adversas, de forma a tacha auxilia o posicionamento do veículo na faixa de trânsito.

As mais utilizadas são as amarelas e brancas. E o elemento retrorrefletivo deve atender as seguintes cores:

  • Branca: para ordenar fluxos de mesmo sentido;
  • Amarela: para ordenar fluxos de sentidos opostos.
  • Vermelha: quando utilizada em via rural de pista simples e sentido duplo de circulação, junto à linha de bordo do sentido oposto.
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As tachas auxiliaram os motoristas no sentido do tráfego ou são usadas como reforço, acompanhando o zebrado da canalização.

Visto que, utilizando na sinalização do trânsito as tachas se posicionam desta maneira. Seguindo sempre a norma do Contran, segue o exemplo:

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Saiba mais sobre as especificações técnicas das tachas clicando aqui.

A quantidade e a distância entre as tachas variam de acordo com a velocidade da rodovia e se o trecho for especial ou não. Para saber as medidas corretas consulte a norma do Contran.

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A Tacha monodirecional contém apenas 1 elemento refletivo. E a bidirecional contém dois.

TACHÃO

Semelhantemente, o tachão delimita ao condutor a utilização do espaço destinado à circulação, sobretudo, inibindo a transposição de faixa de trânsito ou a invasão de marca de canalização, devendo sempre estar associado a uma marca viária.

Portanto, o corpo do tachão deve ser sempre de cor amarela. O elemento retrorrefletivo pode ter as seguintes cores:
• branca – para separar fluxos do mesmo sentido;
• amarela – para separar fluxos de sentidos opostos.

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Os tachões sempre estão presentes juntamente com as faixas de trânsitos (tintas refletivas). Além de delimitar o espaço, evita que o condutor avance ou mude de pista.

Princípios de utilização:
Conforme o exemplo, pode ser utilizado quando se deseja manter o condutor circulando no espaço destinado ao rolamento, inibindo as seguintes manobras:

  • transposição de faixa de trânsito;
  • invasão de marca de canalização;
  • transposição de mini rotatória, induzindo o movimento circular para o veículo de pequeno porte e permitindo o movimento de conversão para caminhão e ônibus.
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Embora, os tachões não podem ser utilizados como redutores de velocidade. A quantidade e a distância entre as tachas variam de acordo com a velocidade da rodovia e se o trecho for especial ou não. Para saber as medidas corretas consulte a norma do Contran.

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CALOTA

A Calota é utilizada como sinalizador de alto risco, sonorizador, e também como redutor de velocidade em vias públicas, privadas, estacionamentos, entre outros. Aliás, seu material é de resina de poliéster ou resina sintética, com pinos de rosca para a fixação no solo, possuem uma grande resistência mecânica. Decerto, é uma das melhores opções para quem procura custo benefício, é extremamente eficaz e econômico.

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O que poucos sabem! 😮
A calota é o único dispositivo auxiliar permitido para se utilizar como redutor de velocidade. Ou seja, A utilização de tachas e tachões como redutores esta errado.

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Segregador

Por fim, os segregadores de trânsito são utilizados para impedir o acesso de veículos em determinada área, evitando que os mesmos ultrapassem os limites estabelecidos. São conhecidos também como bate rodas, bate pneus ou gelo baiano, muito utilizado para limitar as vagas de estacionamentos.

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Em conclusão, podemos utilizar um ou dois bate-rodas por vaga de estacionamento, o segundo é opcional. De tal forma que, ambos materiais atendem as normas, e também o uso do bate-roda de borracha ou de fibra de vidro fica a escolha de quem foi comprar para colocar em seu estacionamento.

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Como instalar as Tachas, Tachões…?

Depois que entendemos como e aonde aplicar os dispositivos auxiliares fica fácil evitar erros na hora de uma instalação. Lembrando que sempre devemos seguir as normas de trânsito. Em contrapartida, caso tenha dúvidas na hora da Instalação de Tacha, Tachão, Calotas ou Segregadores acesse o nosso Post (click aqui), aonde mostra os passos para instalar os dispositivos auxiliares.

Aonde comprar Dispositivos Auxiliares?

Agora se você está procurando um lugar para comprar os dispositivos auxiliares, também está no lugar certo!

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