Você está visualizando atualmente Calço para caminhões – Equipamento obrigatório (NBR 9735)

Calço para caminhões – Equipamento obrigatório (NBR 9735)

Calço para caminhões é um equipamento de segurança obrigatório, ele deve atender alguns requisitos mínimos da norma. Ele minimiza acidentes em rampas, durante paradas, carregamentos e descarregamentos, e outros.

O calço para caminhão conforme a legislação deve atender a NBR-9735/2019, esta norma dispõe sobre os itens de segurança obrigatórios para veículos de cargas. Além do calço de roda, apresenta outros itens obrigatórios como, alicate universal, chave de fenda ou chave Philips, cones para sinalização e extintor de incêndio.

Requisitos mínimos do equipamento de segurança obrigatório – Calço para caminhão

A norma NBR 9735 apresenta algumas especificações essenciais para o calço para roda, são elas dimensões, modelo e quantidade de calço para cada tipo de veículo.

Modelo e dimensão

A rampa pode ser côncava ou reta e deve apresentar as dimensões mínimas de 15cm de altura x 15cm de largura x 20cm de comprimento.

requisitos-da-norma-nbr9735-calco-para-caminhao

Quantidade de calços

A quantidade de calços varia conforme o tamanho do veículo/tipo de transporte.


calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-2-1024x84

Caminhão ou caminhão-trator com semirreboque, camionetas, caminhonetes, veículos mistos, incluindo os veículos com peso bruto total de até 3,5 t.: 2 unidades.


calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-4-1024x86

Caminhão com reboque (Romeu e Julieta), bitrem, ou rodotrem: 4 unidades.


calco-tipo-de-caminhao-quantidade-de-calcos-6-1024x82

Tritrem: 6 unidades.


O calço, apesar de ser um item obrigatório pra caminhões, pode também ser utilizado em outros tipos de veículos como, trailers, carros, ônibus, empilhadeiras, e outros, a fim de evitar acidentes e locomoção dos mesmos.

Agora você já sabe a importância e os requisitos para a seu calço de caminhão conforme a NBR 9735, compre o seu Calço em nossa Loja clicando aqui, nossos modelos atendem a norma NBR 9735.

0f03047312191e1cb4058f0e7452033d

Lembre-se, Calço para caminhões é um equipamento de segurança obrigatório, então cumpra essa norma para evitar multas relacionadas, e mais que isso, tenha uma maior segurança.

Quer conhecer mais itens essenciais para levar em suas viagens no caminhão? Confira nosso artigo Top 8 acessórios para caminhões.