Você está visualizando atualmente Tinta refletiva – Saiba mais

Tinta refletiva – Saiba mais

Descubra como é feita e como deve ser utilizada tinta refletiva. Saiba o motivo da tinta refletir as luzes dos faróis dos automóveis.

A tinta refletiva pode ser utilizada para diversas finalidades, as aplicações mais comuns são vistas no segmento de sinalização viária e construção civil. É comum que as pessoas queiram saber como elas são feitas e como funcionam, esse texto pretende demonstrar sua funcionalidade e possíveis aplicações.

Aposto que você já passou por alguma rua, estrada ou rodovia e notou que as faixas ou tintas refletiam a luz emitida pelos faróis, a primeiro momento pode parecer estranho, mas é exatamente o que acontece. Antes da aplicação das tintas de demarcação viária é realizada a adição de dois componentes que possibilitam que ela se torne refletiva, esses componentes são:

Microesferas

  • Microesfera de vidro Premixmicroesfera-premix-150x150 – Esse componente é misturado juntamente ao balde ou galão de tinta e irá garantir durabilidade e refletividade a longo prazo, essa microesfera de vidro só será exposta após um desgaste inicial da tinta. Esta é a microesfera mais fina da composição da tinta refletiva e a olho nu apresenta aparência de pó vidro. Deve ser utilizado 200 g/l de tinta. Link de acesso ao produto: Click aqui.
  • microesfera-ac-12_1-150x150Microesfera de vidro Drop On – Este ingrediente possui aparência circular visível e irá garantir a refletividade inicial da tinta, ela deve ser aplicada logo após a pintura realizada. Sua aplicação pode ser feita manualmente, ou seja, jogada com média força sobre a pintura fresca, ou por via aspersão com tanques pressurizados, é importante que seja aspergido de maneira correta para que ancore corretamente a tinta. Deve ser utilizado aproximadamente 500 g/m² de pintura. Link de acesso ao produto: Click aqui.

Importância do Material e Aplicação de forma Correta

Somente com a junção desses três materiais é possível que a tinta se torne refletiva. Geralmente são materiais de difícil acesso e são vendidos somente em grandes quantidades, a Loja Viária surge com o propósito de acabar com este problema.

Somente com aplicação da tinta juntamente com as microesferas você consegue obter o resultado da tinta refletiva. Porém, não pode se utilizar qualquer tinta ou microesferas de vidro para conseguir este resultado. Hoje no mercado de demarcação viária existem produtos específicos para isso e que seguem as normas da ABNT.

tinta-refletiva-amarela-300x300

Montamos um kit especial para tintas de 3,6 L e de 18 L. Caso você queira saber sobre os materiais, todos links de acesso estão disponíveis abaixo.

tinta_refletiva_para_demarcacao_viaria_3_litros_1-300x300

Kit Tinta refletiva 3,6 L –  https://www.lojaviaria.com.br/kit-tinta-refletiva-para-demarcacao-viaria-3-6-litros

Kit Tinta refletiva 18 L – https://www.lojaviaria.com.br/kit-tinta-refletiva-para-demarcacao-viaria-18-litros
Todos materiais citados estão disponíveis em nosso site, porém caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudá-lo.

e-book-tinta

Baixe agora um manual gratuito, passo a passo de como pintar faixas de trânsito