Você está visualizando atualmente Conheça os tipos de sinalização viária de regulamentação

Conheça os tipos de sinalização viária de regulamentação

Sinalização Viária de Regulamentação: Você conhece quais são os tipos? Sendo assim, continue neste artigo e aprenda um pouco mais sobre essa vertente da Sinalização Viária.

A sinalização viária de regulamentação faz parte da Sinalização Vertical, que é um subsistema da sinalização viária. Mas Como assim? Vamos explicar melhor.

Sinalização viária de Regulamentação

A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as proibições, condições, obrigações ou restrições das vias e rodovias, sejam elas urbanas ou rurais.

Pois devido aos riscos à segurança dos usuários das vias e pela aplicação de penalidades que são associadas às infrações no tocante a essa sinalização. Dessa forma os princípios da sinalização de trânsito devem sempre ser observados e atendidos com exatidão.

Placas de sinalização viária de regulamentação

Conjunto de Sinais de Regulamentação (Placas de Regulamentação):

image-3

Conheça as principais placas de sinalização viária de regulamentação

1. Preferência de passagem, citamos aqui exemplos como as placas Parada obrigatória (R-1) e Dê a preferência (R-2);

2. Velocidade, Placas de sinalização de preferência de passagem como ex: Velocidade máxima permitida (R-19);

3. Sentido de Circulação, Placas de sinalização de sentido de circulação citamos as placas: Duplo sentido de circulação
(R-28)
, Sentido de circulação na rotatória (R-33) e Sentido de circulação da via/pista (R-24a)

4. Estacionamento; Proibido estacionar (R-6a) e Estacionamento regulamentado (R-6b).

Formas e cores das placas regulamentação

Você sabia que a forma padrão do sinal de regulamentação é a CIRCULAR? Além disso as cores são vermelhas, preta e branca.

image-4

Mas, existem exceções, como nas placas de regulamentação “Parada Obrigatória” R- 1 e “Dê a preferência” R-2. Vamos ver:

image-5

Materiais das Placas de regulamentação

Os sinais de regulamentação podem ser aplicados em placas pintadas, retrorrefletivas, Luminosas e são dotadas de iluminação interna ou iluminadas dotadas de iluminação externa Frontal.

Nas rodovias ou vias de trânsito rápido, não dotadas de iluminação pública as placas devem ser retrorrefletivas, luminosas ou iluminadas.

As placas de sinalização viária de regulamentação devem apresentar o mesmo formato, dimensões e cores nos períodos diurnos e noturnos.

O diferencial das nossas placas de sinalização de trânsito, são as Película Overlay de proteção, elas são incolor, desenvolvida para aplicação sobre sinais impressos. Essas películas protegem contra radiação UV e vandalismo, garantindo maior durabilidade ao sinal. Além disso, as placas também possuem durabilidade mínima de7 anos.

Características: Produzido com Micro prismas, que oferece um alto nível de retro refletividade para situações de controle de tráfego. Aparência visual das placas devem ser uniforme durante o dia e à noite.

Além disso, todas as placas estão em conformidade com as Normas da ABNT e manual do CONTRAN.

Aqui na loja viária você pode escolher apenas o sinal impresso, muito utilizado em situações que a chapa se encontra em perfeitas condições, sendo necessário somente a reposição da película refletiva. Outra opção seria a compra das placas em Aço #18 (1,25mm), ACM (3mm) e Alumínio (1,5mm).

Posicionamento das placas de regulamentação

A regra geral de posicionamento das placas de sinalização, consiste em colocá-las no lado direito da via, no sentido do fluxo de tráfego que devem regulamentar. Dessa forma, exceto em vias cujas características físicas inviabilizem esta utilização

  • Junto aos principais acessos da via;
  • Ao lado direito da pista, perpendicular ao tráfego;
  • Instale de forma suspensa a pista.

Por fim, se você trabalha com projetos de sinalização Viária, temos um material exclusivo de como instalar placas de transito, e só baixar este e-book gratuito.

image-7

Enfim você tem alguma dúvida sobre as placas de sinalização viária de regulamentação? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou deixe sua dúvida aqui nos comentários deste post.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado em algo 😊 Além disso, veja mais conteúdos como este em nosso blog!