Você está visualizando atualmente Placas de acessibilidade: saiba quais as principais sinalizações necessárias para espaços comerciais

Placas de acessibilidade: saiba quais as principais sinalizações necessárias para espaços comerciais

Deixe o seu estabelecimento dentro da lei instalando as placas de acessibilidade necessárias. Confira as principais.

As placas de acessibilidade são itens necessários em qualquer ambiente público ou privado. Falando especificamente dos espaços comerciais, engana-se quem pensa que a colocação de placas de acessibilidade ou construção de uma estrutura adequada são apenas gentileza dos empreendedores. Os itens são obrigatórios de acordo com o Decreto 5.296.

Neste artigo, a equipe da Loja Viária traz as principais sinalizações para espaços comerciais. Então, se você quer esclarecimento para as suas dúvidas sobre as placas de acessibilidade, seu lugar é aqui!

NBR 9050: placas de acessibilidade

As placas de acessibilidade precisam respeitar a Norma Regulamentadora n. 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Por isso, é muito importante que o comerciante adquira essas placas em lojas do ramo e confira se elas e outros itens respeitam a norma. 

Rampas e espaço livre como placas de acessibilidade

É essencial que todo espaço público ou privado contenha rampas de acesso para facilitar a locomoção de pessoas portadoras de deficiência. Sendo assim, caso não haja espaço para construção de uma rampa, é possível a substituição por um elevador ou plataforma hidráulica/eletromecânica, com sistema adequado de proteção. 

Outra necessidade é o espaço livre de, no mínimo, 0,80 por 1,20m dentro do estabelecimento para que as pessoas possam manobrar as cadeiras de rodas sem dificuldade. 

Desníveis de altura 

A sinalização sobre os desníveis de altura em um ambiente é muito importante para as pessoas que se locomovem com muletas. Além da placa de sinalização sobre o desnível, é importante também a colocação de um piso tátil para proteger os portadores de deficiência visual. 

Sinalização de vagas preferenciais

As vagas preferenciais para portadores de deficiência, idosos e gestantes precisam ser identificadas nos estacionamentos. O comerciante pode pintar o piso ou então aplicar um Line Tap para esta sinalização. Além disso, as vagas preferenciais precisam estar perto dos principais acessos ao estabelecimento.

Localização e sinalização diferenciada para sanitários

Assim como as vagas preferenciais, os sanitários também precisam estar em uma boa localização, ou seja, próximos às rotas acessíveis e com integração para outros banheiros. Estes sanitários também precisam conter um botão de emergência (principalmente se estão localizados mais longe do acesso) e serem sinalizados com placas de acessibilidade. 

Sinalização tátil, placas em braile e sonorização

Quando estiver sinalizando o estabelecimento, o comerciante não pode esquecer do piso tátil e das placas em braile para tornar o ambiente mais seguro para as pessoas com deficiência visual. A sinalização sonora, principalmente para emergências, é também muito importante para contemplar este público específico. 

Símbolo Internacional de Acesso

Todo equipamento que estiver em um estabelecimento comercial precisa conter o Símbolo Internacional de Acesso (SAI). Os gerentes das lojas devem observar a indicação antes de adquirir os produtos. 

Em busca de placas de acessibilidade? Conheça a Loja Viária

Se você está em busca de placas e outros itens de sinalização para tornar o seu ambiente acessível a todos os públicos, entre em contato e faça um orçamento com a Loja Viária. Nossa equipe está à disposição para atendê-lo da melhor forma possível e suprir as suas demandas. Então, estamos esperando o seu contato!