Você está visualizando atualmente Normas de trânsito para veículos de grande porte: Confira!

Normas de trânsito para veículos de grande porte: Confira!

Conhecer as normas de trânsito para veículos de grande porte é essencial para um tráfego seguro.

Pedestres, veículos não motorizados, motocicletas, automóveis, vans e caminhões. Afinal, estes são alguns dos principais agentes que fazem parte do trânsito diariamente. 

Para que a circulação de veículos e pedestres flua de forma relativamente rápida e segura, existem normas de trânsito para veículos de grande porte, médio e pequeno, assim como regras que precisam ser observadas pelos pedestres. Sendo assim, o que se pode ou não fazer no tráfego está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Um fato que não se pode negar é que os veículos de grande porte possuem características diferentes dos de tamanho menor, incluindo a mobilidade e a capacidade de frenagem. Motoristas de automóveis, motociclistas e pedestres precisam estar atentos quando estão próximos a veículos grandes, pois o menor tem mais chances de levar a pior.

A seguir, vamos conhecer algumas normas de trânsito para veículos de grande porte. Mesmo que você dirija um veículo pequeno, continue conosco para entender como os gigantes da estrada andam. Então, boa leitura!

Veículos de grande porte

No anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, encontram-se conceitos e definições para todas (ou quase todas) as partes que compõem o tráfego. Sobre o veículo de grande porte, o CTB diz: “é destinado ao transporte de carga com peso bruto total máximo superior a dez mil quilogramas e de passageiros, superior a vinte passageiros”. 

Normas de trânsito para veículos de grande porte

Existem algumas regras que precisam ser respeitadas pelos motoristas de veículos de grande porte para preservar a segurança de todos no trânsito. O uso de faixas refletivas, por exemplo, é obrigatório para alguns tipos de veículos.

É importante que os condutores de veículos menores também conheçam as peculiaridades dos maiores para evitar acidentes. 

Manobra de veículos grandes

Todos os condutores sabem que antes de uma manobra é preciso acionar a luz indicadora de direção do veículo, ou seja, o pisca. No caso dos veículos de grande porte, as manobras são mais difíceis e lentas.

Raios de curvas maiores 

É preciso compreender que, mesmo que o motorista esteja sinalizando que vai entrar à direita, pode ser necessário que ele “abra” o veículo (principalmente os muito compridos) para a esquerda para poder concluir a manobra. 

Maior distância em frenagens

Para frear um veículo de grande porte, o motorista precisa de mais espaço. É necessário, por vezes, o dobro ou o triplo do espaço que seria ocupado por um automóvel. Dessa forma, ao parar o caminhão e para garantir que ele não se mova, o ideal é utilizar um calço de pneu.

Perigo em curvas fechadas

Já faz parte da sabedoria comum dos motoristas que as curvas fechadas são perigosas. Sendo assim, para os condutores de veículos de grande porte elas são ainda mais difíceis e inseguras.

Redução da área de visão 

Quando se está dirigindo um veículo maior, a visão fica reduzida e surgem muitos pontos cegos. Inclusive, vários acidentes ocorrem porque motocicletas e automóveis acabam não sendo percebidos pelos motoristas de caminhões.

Gostou de conhecer algumas normas de trânsito para veículos de grande porte? Sendo assim, na Loja Viária você encontra tudo o que precisa para manter a segurança durante a circulação. Entre em contato conosco e faça um orçamento!