Escolha o Bico certo para sua máquina airless Graco (Spray Tips)

A escolha de um bico certo é crucial para se ter o melhor desempenho e reduzir o custo na hora de trabalhar com sua máquina airless. Mas como escolher o bico ideal para o serviço?

Qual é a finalidade de um Bico Airless?

Uma bomba Airless força a tinta a sair sob pressão (até 350 bar), através de um pequeno orifício no bico. O bico indica à bomba o nível de esforço necessário para manter a pressão necessária. Além de garantir que a tinta seja otimizada com uma determinada largura de leque e vazão – um efeito semelhante a colocar o polegar na saída de uma mangueira.

Categorias de Máquinas que utilizam:

O mercado airless no Brasil está crescendo e hoje encontramos duas categorias que utilizam os nossos BICOS (Spray Tips) no seu dia a dia. São elas:

Por que motivo a escolha do bico é tão importante:

É crucial o uso do bico correto, afim de reduz a pulverização de tinta em excesso e aumentar a durabilidade do bico. Consequentemente, não só utiliza menos tinta, como necessitará de menos tempo para concluir o trabalho.

Existem Cinco tipos de bicos. Cada tipo com uma cor e uma aplicação específica.

bicos-1024x337
Bicos (Spray Tips) Graco.

Entenda a numeração dos bicos:

leque-2-1024x333
Abertura do leque

O 1º exemplo mostra as pontas como mesmo tamanho de vazão, mas com o aumento da abertura de leque. Nesse caso a mesma quantidade de revestimento é aplicada em áreas de pintura maior com a mesma pressão e velocidade de aplicação.

O primeiro número indica o ângulo e a largura da pulverização da tinta (a largura do leque). Se o número for 5, então o ângulo de pintura é de 50°. Multiplique esse número por 5 e terá a largura do leque a uma distância de 30cm da superfície (5 x 5 = 25cm de leque).

leque-1024x348
Vazão (orifício)

O 2º exemplo mostra as pontas como mesmo tamanho de Leque, mas com o aumento da vazão (orifício). Qanto maior o orifício, mais revestimento você aplicará usando a mesma pressão e velocidade de aplicação.

Os dois últimos números do bico mostram o tamanho do orifício, indicado em milésimos de polegada. Quanto maior for o número, maior o fluxo de pintura. Por exemplo, no bico “517” o “17” corresponde a 0,017 pol. = 1,2 litros/minuto.

Tipos de suporte (RAC) para bicos:

Assim como os bicos é de extrema importância o uso do suporte correto. Dessa forma o suporte tem que ser tão resistente quanto o bico. Existem três tipos de bicos. Cada tipo com uma cor e uma aplicação específica.

suporte-1024x307
Suporte para bico Graco.
  • Suporte Azul – Construção Civil: Compatível com os Bicos Verde e Azul;
  • Suporte Laranja – Demarcação Viária / Construção Civil: Compatível com os Bicos Amarelo e Preto;
  • Suporte Cinza – Construção Civil: Compatível com o Bico Cinza.

Precisando de manutenção para sua máquina airless? Faça em uma especializada Graca! Veja mais!