Você está visualizando atualmente 4 Benefícios ao Administrar o seu Condomínio
condomínios, prédios e apartamentos.

4 Benefícios ao Administrar o seu Condomínio

Saiba quais são as obrigações de um síndico e o que precisam para exercer essa função. E sobre os 4 benefícios ao Administrar o seu Condomínio.

administracao-de-condominio-1024x684
Síndico e suas funções administrativas de condomínio.

Certamente, sabemos que a vida do síndico não é fácil, lidar com os moradores, controlar despesas, lidar com funcionário, convocar reuniões, atas e muitas outras obrigações. Contudo, se você foi eleito para síndico ou está pensando em exercer essa função, esperamos te ajudar com este post sobre Administração de Condomínios. 😊

Eleições e Responsabilidade

Tudo começa quando o síndico é eleito pelos condôminos e permanecem por um período de até dois anos de acordo com o Artigo 1.347 do Código Civil, neste tempo ele fica responsável em administrar e representar o condomínio. Essa administração também pode ser feita por uma empresa especializada de fora que tomara a frente nas responsabilidades e funções.

Os Benefícios

Entretanto o síndico conta com uma assessoria do subsíndico e de outras pessoas que fazem parte do conselho. Além de gerenciar todas as suas obrigações, o sindico tem os seus benefícios que são elas;

  1. Valorização Patrimonial consequência de um ótimo trabalho é a preservação patrimonial que reflete diretamente na valorização;
  2. Outro ponto positivo, é que em alguns casos podem ter uma remuneração (acordo entre moradores);
  3. A isenção do custo do condomínio é vista como beneficio e um incentivo para que as pessoas assumam essa atividade como síndico;
  4. Também proporciona um relacionamento com as pessoas que residem no condomínio.

Funções e deveres ao Administrar o Condomínio

A norma 1.348 (item II) do Código Civil, o síndico tem a respondibilidade de realizar ações em benefícios e interesses do condomínio e condomínios “[…] II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns”. Visto isso suas funções são:

  • Cumprir seus serviços de acordo com a convenção e regimento interno, discriminado nas reuniões;
  • Defender e representar os interesses dos moradores;
  • Conservação e a manutenção das áreas comuns e equipamentos;
  • Prestação de contas (obrigatória) quando for exigido ou mensalmente;
  • Gerenciar pagamentos de serviços prestados e cobranças condominiais;
  • Caso necessário aplicar multas e advertências, quando morador não seguir a convenção.
sindico-administracao-1024x683
Pagamentos, orçamentos e outras documentações devem ser apresentadas em reuniões.

Por fim, essas são algumas das funções que um síndico deve levar em consideração. Nesse sentido, lembramos que tudo que for combinado e conversado nas reuniões do condomínio devem ser registrados em uma ata e assinada por todos os moradores presentes.

Além disso, deve-se levar em conta a segurança, bem-estar dos moradores e manter a parte financeira em dia. Portanto vale ressaltar que é de extrema importância a responsabilidade civil do síndico a apólice de seguro.

Deixe-nos uma sugestão para trazer mais conteúdos ou fique a vontade para tirar a sua duvida. 😉

Somos a maior Loja Viária do Brasil, e podemos atender seu condomínio com produtos de qualidade e certificados pela ISO. Quer saber mais? Então click aqui, que temos várias dicas para sinalizar seu condomínio.