Você está visualizando atualmente Diferença entre tinta para piso e tinta para demarcação viária

Diferença entre tinta para piso e tinta para demarcação viária

As tintas, seja ela qual for tem sua própria função e princípio. Afinal, algumas são projetadas para parede, outras são tinta para piso, algumas para superfícies metálicas, outras para superfícies de madeira e por assim vai.

É importante utilizar as tintas para o fim que ela foi projetada de acordo com o seu projeto. Não diferentes são as tintas para piso, algumas projetadas para a pintura de calçadas, essas com a necessidade de suportar média abrasão e também passagem de pedestres. Porém, as tintas para demarcação viária devem suportar alta abrasão, pelo atrito de rodas dos veículos desde motocicletas a grandes veículos, como caminhões.

Neste artigo, preparamos um conteúdo para mostrar mais sobre as tintas para pisos, calçadas, ruas e estradas, e suas diferenças. Sendo assim, continue com a gente, boa leitura!

Tinta para piso

As tintas para piso conforme já mencionado, são projetadas para suportar o fluxo de pedestres. Sendo assim, não tem a necessidade de apresentar alta resistência a abrasão. Porém, isso depende de onde você irá aplicar, e qual o tipo de fluxo de pedestre.

Por isso, você deve identificar o nível de atrito que irá ser exercido sob a pintura é essencial, assim poderá avaliar qual o tipo de tinta investir.

A pesar da tinta de piso apresentar alta resistência, não é indicado que você utilize para pintura de parede. Afinal, são tintas “duras”, por consequência nas paredes não se tem muito atrito, assim fazendo que com o tempo o desgaste e quebra da mesma seja frequente. Assim, você se preocupará mais com manutenção e consequentemente, terá maior o prejuízo.

A tinta de piso apresenta um acabamento mais rústico de acordo com a sua formatação, por serem resistentes a desgastes. Sendo assim, tendo que apresentar uma resistência superior as de parede, que por sua vez apresentam acabamentos leves e delicados.

Tipos de tintas para piso

t7dXq5dsVMLAigBB7Zb8jcxwdfdAJezSYHAeUW3meCp-9rbPXw0Vcd1shzTjJrVcYB3tKHK0AXIHdZrenelVvj77Ic1LadhuuwBZ2wV75sC8r_IXLPwjuoU0eMy1Je74A74d7M-l5mzuWtgQux9WLA

Existem alguns tipos de tinta para piso. Dessa forma, a mais utilizada é a tinta acrílica ou a epóxi, elas apresentam alta resistência a atrito e durabilidade. Confira abaixo:

  • Tinta acrílica: Sua utilização é indicada para superfícies de cimento, pisos cerâmicos porosos e alvenaria, sendo quadras esportivas, calçadas, pisos comerciais e industriais. 
  • Tinta epóxi: Muito utilizada para pintar azulejos, paredes, madeiras e estruturas metálicas, locais úmidos como banheiros e cozinhas, estacionamentos. Este tipo de tinta costuma demorar mais o seu tempo de cura. Em comparação a tinta epóxi é mais duradoura, apresenta uma resistência um pouco superior a tinta acrílica.

Tintas para demarcação viária

XJpuJFEiK4_EBrgNYrVzMVYH3u_aef1Ew5HKeAQLxbJi0uV8ToNFJtosetmJcDfVyxguC29NX4PPCYGpBkqKuBM0XmqtdHB70NiY0t7CjEjLsu48XvyNRxJEDWrbQhZRhARF8wdyO_w4cJYsaJFEVg

Como o próprio nome diz, são tintas para vias, ruas e estradas. Afinal, são tintas projetadas para aguentar o fluxo de veículos. Não sendo facilmente encontrada, este tipo de tinta normalmente você irá encontrar em lojas específicas de sinalização viária.

Existem alguns tipos de tinta para demarcação viária, nesta lista existem as que duram mais. Mas como já mencionado, é necessário que você faça uma avaliação do tipo de veículo e fluxo que o local irá apresentar.

Uma das características das tintas para demarcação viária é a secagem rápida. Sendo assim, o tempo de cura das tintas são em média de 30 minutos. Então, você verá a necessidade de bloquear o trânsito por um breve período de tempo.

Tinta de resina acrílica à base de solvente

Para ruas com baixo fluxo de veículos é indicado a utilização da tinta de resina acrílica à base de solvente de acordo com a norma ABNT NBR 11862, específica para a demarcação viária. Esse tipo de tinta apresenta forte aderência ao pavimento, resistência a abrasão, e sua cura super rápida, com o tempo médio de 20 a 30 minutos sua cura total. Dessa forma, isso possibilita que você libere mais rápido o trânsito de veículos. Além disso, esse tipo de tinta apresenta um ótimo custo benefício, você pode utilizá-la em ruas, estacionamentos e rodovias.

Tinta acrílica à base de água

Existe também a tinta acrílica a base de água, não inflamável de baixa toxidade. Também de acordo com as normas de sinalização viária (ABNT NBR 13699), indicada para locais de baixo à médio fluxo. Também apresentam secagem rápida, ótima aderência a asfalto, resistência a gasolina e boa resistência a abrasão. Então, pode ser uma ótima opção para você considerar!

Tinta à base de metil metacrilato monocomponente

Já para rodovias e ruas urbanas de alto fluxo, indicamos a utilização da tinta à base de metil metacrilato monocomponente, de acordo com as especificações da CET ET-SH 14. Sua resistência é um pouco superior a tinta resina acrílica à base de solvente. Com forte aderência ao pavimento e secagem rápida, são vantagens para você avaliar!

Outras características das tintas para demarcação

Outra característica da tinta de demarcação viária é a ação antiderrapante, evitando que os veículos deslizem sob a tinta, proporcionando assim maior segurança aos condutores e demais que transitam.

É importante sempre procurar um fabricante de acordo com as Normas e especificações de trânsito para exigir qualidade e durabilidade da tinta de rua.

Gostou deste artigo? Então veja também o nosso artigo sobre a tinta refletiva para demarcação viária e descubra como funciona e também 3 passos para aplicação de tinta refletiva.

Ficou com alguma dúvida se utiliza tinta para piso ou demarcação viária para o seu serviço? Então, entre em contato com a nossa equipe que iremos te ajudar. Além de tintas, na Loja Viária você encontra microesferas de vidro para a demarcação refletiva. Também, temos todos os tipos de placas de trânsito normatizadas e diversos outros tipos de sinalização viária para a sua rua, estacionamento ou empresa. Venha conferir!