Você está visualizando atualmente Aprenda a usar lombadas de sinalização da forma correta

Aprenda a usar lombadas de sinalização da forma correta

Conheça melhor o que são lombadas de sinalização e quando elas devem ser instaladas. Então, saiba mais!

As lombadas de sinalização, também chamadas de quebra-molas, são itens indispensáveis no trânsito. Imagine que você mora em uma rua tranquila onde residem famílias com crianças, idosos e animais de estimação.

De uma hora para a outra, os carros começam a passar em alta velocidade. Esse se torna um perigo iminente para os moradores do local, principalmente para os que já possuem dificuldade de locomoção.

A solução, então, é a instalação de uma lombada de sinalização para forçar os motoristas a reduzirem a velocidade. E não há nada de errado nisso. Afinal, o problema está na forma em que ela é construída. 

Neste artigo, a Loja Viária mostra como construir as lombadas de sinalização de forma correta, seja em via pública, em condomínios ou em estacionamentos particulares. Continue conosco e boa leitura!

O que são lombadas de sinalização?

As lombadas de sinalização são elevações construídas na transversal. Elas são colocadas na via com o objetivo de obrigar os motoristas a reduzirem a velocidade.

A resolução n.º 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece os critérios e padrões que devem ser seguidos quando da instalação de uma lombada física nas vias. 

De acordo com a resolução do Contran, para que a construção de uma lombada de sinalização seja autorizada, é preciso que seja feito um estudo de engenharia do tráfego que comprove a sua real necessidade. 

Ainda, para que a lombada de sinalização seja instalada na via pública, conforme o Contran, é preciso permissão da autoridade que tem circunscrição sobre a estrada.

Já para vias particulares, como por exemplo ruas de empresas, comércios e condomínios é possível fazer a instalação de lombadas modulares, são elas produzidas de borracha ou plástico de alta resistência, resistentes até o fluxo de veículos de grande porte.

mi6LdHnBXal-ltdZ718RWnglp5qLHCQTsR_vZsHNmwBNFt0sPiEr5RKVEA0XV3BJsaapATZq8S6a7dMtFOLaj6OwtbKOD0mtSIPtBAs8Ig82beRj_RBoH0igDFi38BnlYLm5qB3Qg0hJgdzBxw

As lombadas modulares são de fácil instalação e podem ser facilmente removidas. Na loja viária você encontra quebra-molas modulares com altura de 5 a 7,5 cm, elas são vendidas por metro, de acordo com a largura de sua via, na sua necessidade.

Lombadas de sinalização: tipo A e tipo B

As lombadas de sinalização são divididas pelo Contran em duas categorias: tipo A e tipo B. Então, vamos conhecer agora cada uma delas:

Lombadas do tipo A

As lombadas de sinalização do tipo A são construídas nas vias onde há a necessidade de diminuição da velocidade para 30km/h. Dessa forma, elas podem ser instaladas em trechos urbanos de rodovias, em vias urbanas coletoras e em vias urbanas locais.

Lombadas do tipo B

As lombadas de sinalização do tipo B são instaladas em vias urbanas onde não passa o transporte coletivo e onde não pode ser instalada a lombada do tipo A. Nestes casos, a velocidade é reduzida para 20 km/h.

Respeitar as medidas para garantir segurança

Que as lombadas de sinalização são importantes todos já sabem. Contudo, instalá-las da forma correta é tão importante quanto a sua existência. 

Quando a lombada for instalada perto de um cruzamento, por exemplo, ela deve respeitar uma distância mínima de 15 metros do alinhamento do meio-fio.

No caso das lombadas do tipo A, elas devem ter entre 8 e 10 centímetros de altura e exatos 3,70 metros de comprimento. Já as lombadas do tipo B são menores, medindo entre 6 e 8 centímetros de altura e 1,5 metros de comprimento. Dessa forma, nos dois casos, a lombada deve ser da largura da via. 

Faça um orçamento com a Loja Viária

Você já conhece a Loja Viária? Aqui você encontra tudo o que precisa para sinalizar uma via pública ou particular, vias de um condomínio ou um estacionamento coletivo. Então, entre em contato conosco e faça um orçamento!