Você está visualizando atualmente Tintas para sinalização de trânsito: conheça os tipos, as características e as vantagens das tintas epóxi, acrílica e termoplástica

Tintas para sinalização de trânsito: conheça os tipos, as características e as vantagens das tintas epóxi, acrílica e termoplástica

Conheça os principais tipos de tintas para sinalização de trânsito, as suas características e os benefícios de cada uma. Confira!

A sinalização de trânsito é um elemento fundamental para a organização, a orientação e a segurança dos usuários das vias urbanas, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres. A sinalização de trânsito pode ser horizontal (marcas no pavimento) ou vertical (placas, semáforos, etc), e deve seguir padrões de cores, formas, tamanhos e símbolos estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Para que a sinalização de trânsito seja eficaz, é preciso que ela seja visível, durável e resistente às condições climáticas, ao desgaste e à poluição. Por isso, a escolha da tinta adequada para a sinalização de trânsito é essencial, pois ela influencia diretamente na qualidade e na durabilidade da sinalização.

Existem diversos tipos de tintas para sinalização de trânsito, mas os principais são: a tinta epóxi, a tinta acrílica e a tinta termoplástica. Cada tipo de tinta possui suas características e vantagens, e são mais indicados para determinados tipos de aplicação e projeto. Veja a seguir as principais diferenças entre esses tipos de tinta:

Tinta epóxi

A tinta epóxi é um tipo de tinta sintética, composta por resina epóxi e endurecedor, que forma uma película rígida e impermeável sobre a superfície. A tinta epóxi tem como principais características:

  • Resistência: a tinta epóxi é muito resistente a condições adversas, como intempéries, abrasão, impacto, produtos químicos, óleo, gasolina, etc. Por isso, ela é adequada para áreas de intenso tráfego e exposição a agentes agressivos, como rodovias, estacionamentos, oficinas, etc.
  • Durabilidade: a tinta epóxi tem uma vida útil longa, podendo durar até 10 anos, dependendo das condições de uso e manutenção. Ela também mantém a cor e o brilho por mais tempo, sem desbotar ou descascar.
  • Aplicabilidade: a tinta epóxi pode ser aplicada sobre diversos tipos de superfícies, como concreto, asfalto, metal, madeira, etc. Ela também pode ser misturada com pigmentos, aditivos e microesferas de vidro, para obter diferentes cores, efeitos e propriedades, como antiderrapante, refletivo, etc.

As vantagens da tinta epóxi são:

  • Qualidade e desempenho: oferece uma sinalização de trânsito de qualidade e desempenho, com excelente visibilidade, durabilidade e resistência.
  • Baixa manutenção: requer pouca manutenção, pois não se deteriora facilmente e não precisa de retoques frequentes.
  • Custo-benefício: tem um custo-benefício favorável, pois apesar de ter um custo inicial mais alto do que outros tipos de tinta, ela compensa pela sua longa vida útil e baixa manutenção.

Tinta acrílica

A tinta acrílica é um tipo de tinta à base de água, composta por resina acrílica e pigmentos, que forma uma película flexível e permeável sobre a superfície. A tinta acrílica tem como principais características:

  • Rápida secagem: tem um tempo de secagem curto, que pode variar de 10 a 30 minutos, dependendo da temperatura e da umidade. Isso facilita a aplicação e a liberação do trânsito, além de reduzir o risco de contaminação da tinta por agentes externos.
  • Versatilidade: pode ser aplicada sobre diversos tipos de superfícies, como concreto, asfalto, metal, madeira, etc. Ela também pode ser misturada com pigmentos, aditivos e microesferas de vidro, para obter diferentes cores, efeitos e propriedades, como antiderrapante, refletivo, etc.
  • Aplicabilidade: pode ser aplicada com facilidade, usando equipamentos simples, como rolos, pincéis, pistolas, etc. Ela também não requer uma preparação rigorosa da superfície, bastando que ela esteja limpa e seca.

As vantagens da tinta acrílica são:

  • Praticidade e agilidade: oferece uma sinalização de trânsito prática e ágil, com rápida secagem, fácil aplicação e liberação do trânsito.
  • Custo acessível: tem um custo acessível, pois é mais barata do que outros tipos de tinta, e requer menos equipamentos e mão de obra especializados.
  • Impacto ambiental: tem um menor impacto ambiental, pois é à base de água, e não contém solventes ou compostos orgânicos voláteis, que podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Tinta termoplástica

A tinta termoplástica é um tipo de tinta sólida, composta por resina termoplástica, pigmentos, cargas minerais e microesferas de vidro, que forma uma película dura e impermeável sobre a superfície. A tinta termoplástica tem como principais características:

  • Visibilidade: tem uma elevada visibilidade, tanto diurna quanto noturna, pois contém microesferas de vidro que refletem a luz dos faróis dos veículos, aumentando o contraste e o brilho da sinalização.
  • Durabilidade: tem uma durabilidade excepcional, podendo durar até 15 anos, dependendo das condições de uso e manutenção. Ela também mantém a cor e o brilho por mais tempo, sem desbotar ou descascar.
  • Aplicabilidade: pode ser aplicada sobre diversos tipos de superfícies, como concreto, asfalto, metal, madeira, etc. Ela também pode ser misturada com pigmentos, aditivos e microesferas de vidro, para obter diferentes cores, efeitos e propriedades, como antiderrapante, refletivo, etc.

As vantagens da tinta termoplástica são:

  • Qualidade e desempenho: oferece uma sinalização de qualidade, com excelente visibilidade, durabilidade e resistência ao tráfego intenso.
  • Baixa manutenção: requer pouca manutenção, pois não se deteriora facilmente e não precisa de retoques frequentes.
  • Custo-benefício: tem um custo-benefício favorável, pois apesar de ter um custo inicial mais alto do que outros tipos de tinta, ela compensa pela durabilidade e baixa manutenção.

A escolha adequada das tintas para sinalização de trânsito depende das necessidades específicas de cada projeto, como o local em que será aplicada, a intensidade do tráfego que terá que suportar, entre outros fatores. Por isso, é fundamental consultar especialistas e fornecedores especializados para garantir a aquisição de produtos de qualidade, que atendam às normas de segurança e sejam as mais indicadas para o tipo de aplicação. 

Quer saber mais sobre o tipo de tinta mais indicada para o seu projeto? Acesse o nosso site e fale com um de nossos consultores!