Você está visualizando atualmente Faixa de pedestre 3D tenta reduzir os atropelamentos

Faixa de pedestre 3D tenta reduzir os atropelamentos

Estudos mostram que a probabilidade de um pedestre  morrer  atravessando a faixa de pedestre  é de 50%, considerando que o automóvel esteja a 50 Km/h, já se o motorista estiver a mais de 80 Km/h a chance de morte cresce para 60%.

Por isto, mesmo elas sendo baixas os esforços ainda estão voltados para diminuir ao máximo essas estatísticas. E uma das maneiras encontradas e a faixa em 3D, essas iniciativas já foram vistas na China, Índia, Islândia e Geórgia, a ideia é usar a ilusão de óptica com como um fator para fazer o motorista reduzir a velocidade e permitir a passagem aos pedestres.

Na Índia, China e Geórgia, os criadores, pintaram as faixas em dimensão 3D. Porém o que chamou a atenção nos últimos dias, foi a ideia lançada pelo departamento de engenheira de tráfego da prefeitura de Ísafjörður, na Islândia, pois eles estão aproveitando o que a tecnologia nos traz de melhor, para evitar o máximo possível os acidentes em faixas de pedestres.

faixa-pedestres-3d-

A ideia trata-se de um faixa de pedestre “tridimensional” que quando vista à distância, de dentro do carro parece uma fileira de blocos de concreto, obrigando o motorista a reduzir a velocidade e ou parar o carro antes de “bater”.

Gauti Ívar Halldósson, CEO da Vergamálun, a empresa que fez a pintura digital das faixas na Islândia disse que a inspiração veio das faixas utilizadas na Índia, que foram criadas por duas Indianas, como forma de contribuir para diminuir os atropelamentos.

faixa-3d-na-india

As faixas criadas por estas duas mulheres foram implantadas próximo a escolas, e o resultado comprova que as faixas 3D realmente fazem a diferença, pois depois da implementação das mesmas não houveram mais atropelamentos nos locais, pois a velocidade dos veículos foi reduzida entre 1,6% e 20,3%

Está noticia é realmente animadora, porém eles estão em período de observação e ainda é muito cedo para dizer que elas são realmente eficientes. Porém se estes resultados continuarem assim a chance destas faixas ganharem o mundo é muito grande.

Acompanhe nossos post: Clique aqui