Você está visualizando atualmente Como utilizar diluentes e quais são os melhores?

Como utilizar diluentes e quais são os melhores?

Conheça qual diluente utilizar com os diferentes tipos de tinta.

Diluentes, thinner ou solvente: as três palavras podem ser utilizadas para denominar o líquido utilizado para dissolver tintas.

Você sabia que para cada tipo de tinta existe um diluente específico? Para tintas produzidas à base de água, o diluente a ser utilizado deve ter como base a própria água. Já para tintas à base de solvente, deve-se usar um diluente à base de petróleo.

Muitas pessoas têm a ideia errada de que thinner é um solvente mais forte e é preciso cuidado ao manuseá-lo. O produto é o mesmo que qualquer outro diluente, apenas com o nome thinner que vem do inglês e, em tradução livre, significa “afinar” ou “mais fino”.

A seguir, o time de especialistas da Loja Viária explica como devem ser utilizados os diluentes e quais os melhores para determinadas aplicações. Continue a leitura!

Qual o diluente adequado para minha pintura?

Essa informação pode pegar muita gente de surpresa, mas para cada tinta existe um tipo adequado de diluentes. Além de adquirir uma tinta de boa qualidade, é preciso estar atento às características do solvente. Vamos conferir o tipo de diluente certo para cada tinta:

  • Esmaltes sintéticos e primers: diluente multiuso;
  • Vernizes, laca, primers e seladoras: diluente neutro;
  • Tintas acrílicas: diluente acrílico;
  • Tintas poliuretano e poliéster: diluentes PU;
  • Tinas epóxi: diluentes epóxi;
  • Tintas para serigrafia: diluentes serigráficos;
  • Tintas para fotografia: diluentes fotográficos;
  • Tintas nitrocelulose: diluentes nitro;
  • Tintas à base de água: o diluente deve ser a própria água.

Cuidados na hora de escolher o diluente?

Os solventes são balanceados de acordo com cada tipo de tinta. Como vimos no tópico anterior, você não pode comprar um solvente PU para diluir um esmalte sintético, por exemplo.

O uso de um diluente que não “combina” com a tinta pode trazer problemas durante a secagem, possível amarelamento ou aparecimento de rugas e até mesmo o comprometimento das propriedades da tinta, deixando-a esbranquiçada.

Como utilizar o diluentes?

Para fazer a diluição, é preciso estar atento ao que diz a embalagem da tinta. Nela, você encontrará a informação correta de qual a porcentagem ideal para determinado volume de tinta.

Solventes retardadores

Os solventes retardadores servem para retardar a secagem da pintura, ou seja, são solventes de evaporação lenta. Bastante utilizados em pinturas feitas com pistola para que a tinta não chegue seca na superfície.

Para limpeza dos materiais: água ou diluente sintético

Depois da pintura pronta, é hora da parte que nem todos gostam: organizar os materiais para o próximo trabalho. Para limpeza dos rolos e pincéis, o indicado é o uso de água (bastante eficiente em tintas à base de água) ou de solventes sintéticos.

Entre em contato com a Loja Viária

O uso correto dos diluentes para cada tipo de tinta pode ser um pouco confuso, principalmente se você está iniciando agora neste ramo. Se você ficou com alguma dúvida ou quer fazer um orçamento, entre em contato com o time da Loja Viária!

Leia mais sobre produtos de sinalização viária neste artigo: Como diluir a tinta viária?