sem categoria

Placas de Advertência de sinalização viária: Confira!

Placas de advertência de sinalização viária servem para informar os condutores as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.

Fixadas em sentido vertical, seu posicionamento deve ser feito em local de boa visibilidade, antecedendo a situação de risco assim alertando o condutor com tempo hábil a perceber a situação, tomando medidas seguras a cada circunstância.

Os sinais de advertência atendem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), anexo do volume 2. Quer saber e conhecer mais sobre as placas de sinalização de advertência, continue com a gente e boa leitura!

Ao todo, o grupo de placas de advertência de sinalização viária são formadas por sessenta e nove modelos, sem contar com as variáveis existentes, elas indicam os diversos tipos de situações e condições da via, são elas divididas em 12 grupos como: Curvas Horizontais, Interseções, Controle de Tráfego, Interferência de Transporte, Condições da Superfície da Pista, Perfil Longitudinal, Traçado da Pista, Obras, Sentido de Circulação, Situações de Risco Eventual, Pedestres e Ciclistas, Restrições de Dimensões e Peso de Veículos.

Formas e padrões

As placas de advertência, assim como as outras placas Normatizadas, possuem formas e padrões de acordo com as Normas regulamentadoras.

Elas apresentam o formato quadrado, fixados na vertical de forma diagonal, em sua maioria, apenas o sinal A-26a “Sentido único” e A-26b “Sentido duplo” que são no formato retangular e a placas de advertência de sinalização viária A-41 “Cruz de Santo André” que é em formato “X”.

Dentro do padrão de cores das placas de advertência, no geral, o fundo é na cor amarela com o símbolo e a orla na cor preta. Porém tem as variáveis também, que é a placa A-14 “Semáforo à frente” com o símbolo nas cores verde, amarelo, vermelho e preto e a placa A-24 “Obras” que seu fundo se apresenta na cor laranja.

Os tons de cores, por sua vez, também devem seguir os critérios de norma e padrão Munsell:

  • Amarelo: 10YR 7,5/14 (Munsell). Fundo e orla externa dos sinais de advertência, foco semafórico de símbolo do sinal A-14.
  • Preto: 0,5 (Munsell). Símbolos, tarjas, orlas internas e legendas dos sinais de advertência.
  • Verde: 10 G 3/8 (Munsell). Foco semafórico do símbolo do sinal A-14.
  • Vermelho: 7,5 R 4/14 (Munsell). Foco semafórico do símbolo do sinal A-14.

Quando existe a necessidade de adicionar alguma mensagem complementar, o formato utilizado é o retangular.

Principais placas de sinalização de advertência

De forma geral, não existe a placa mais importante, pois essa importância varia de acordo com a situação da via. Porém existem as mais utilizadas, aquelas que você encontra e se depara mais vezes em seu trajeto, veja quais são elas:

A-14

“Placa de Semáforo à Frente”

Adverte o condutor da existência, de um semáforo adiante. É utilizada este sinal quando a percepção do semáforo é comprometida, permitindo assim a percepção para uma reação adequada antes do sinaleiro.

A-15

“Placa de Parada Obrigatória”

Adverte o condutor da existência de uma parada obrigatória. Sua utilização se dá em situações onde não são atendidas as condições de visibilidade para o sinal R-1 de forma a permitir uma desaceleração segura até a parada.

A-18

“Placa de Saliência ou Lombada”

Adverte o condutor da existência, adiante, de saliência ou lombada sobre a superfície de rolamento. Utilizado na existência de lombadas, quando posicionadas ao lado da lombada utiliza-se informação complementar com uma seta indicando.

A-32b

“Placa de Passagem de pedestres”

Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de local sinalizado com faixa de travessia de pedestres. É utilizada de forma a localizar a existência de passagem pedestre ou faixa de travessia na via.

A-33a

“Placa de Área de Escolares”

Adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de via com trânsito de escolares. Este sinal é utilizado nas redondezas de escolas e colégios, em trechos que compões o percurso de escolares.

A-45

“Placa de Rua Sem Saída”

Adverte o condutor da existência adiante, de uma rua sem saída. É utilizada em entradas de ruas que não possuem saídas, ou seja, sem interligação com outras vias.

E ai, gostou deste artigo? Se quiser conhecer todas as placas de sinalização de advertência entre na nossa página “Placas de sinalização vertical – Parte 2”, que foi feita especialmente para você.

Encontre todos os modelos de placas que seguem as Normas regulamentadoras de trânsito, ABNT e CONTRAN, em nosso site https://www.lojaviaria.com.br/placas-de-transito

Veja também sobre as placas de regulamentação “Conheça os tipos de sinalização viária de regulamentação”.

Loja Viária

Recent Posts

Por que Usar Cones de Sinalização com Base de Borracha em Áreas Urbanas?

Nas áreas urbanas, a sinalização temporária precisa ser eficiente, segura e resistente. Em vias com…

2 semanas ago

Acessibilidade em Foco: Senado Aprova Novo Símbolo Internacional

Descubra como o novo Símbolo Internacional de Acessibilidade aprovado pelo Senado vai transformar a sinalização…

3 semanas ago

Como Escolher os Equipamentos Certos de Sinalização Temporária para Obras Urbanas

Em qualquer intervenção em vias públicas, a sinalização temporária é indispensável. Ela protege operários, orienta…

1 mês ago

Sinalização Viária em Obras: Quais Equipamentos São Obrigatórios por Lei?

Quando uma via urbana ou rodovia passa por intervenções temporárias, garantir a segurança de motoristas,…

2 meses ago

Como Melhorar a Segurança em Ciclovias com Sinalização Horizontal e Dispositivos Refletivos

O crescimento do uso de bicicletas como meio de transporte nas cidades reforça a necessidade…

2 meses ago

Tintas Termoplásticas x Tintas Acrílicas: Qual a Melhor Opção para Demarcação de Solo?

Descubra qual é a melhor opção entre tintas termoplásticas e acrílicas para demarcação de solo!…

3 meses ago

This website uses cookies.