O Cilindro delimitador e Balizador fixo estão dentro do grupo de Dispositivos Auxiliares/Delimitadores, com a função de proporcionar ao motorista uma melhor percepção dos limites da via, porém ambos têm utilização para fins diferentes. Neste caso, você sabe qual dispositivo utilizar, Cilindro delimitador ou Balizador? Por isso, vamos conhecer e falar um pouco desses dispositivos nesse artigo.

Em um contexto geral os dispositivos auxiliares/delimitadores contêm elementos refletivos, que auxiliam a visibilidade em períodos noturnos e condições climáticas adversas. Dessa forma, a cor do refletivo é escolhida de acordo com o sentido de circulação, podendo ser branco, amarelo e vermelho. Por isso, eles são complementos da sinalização horizontal e sinalização vertical, podendo ser de uso permanente ou temporário.

Quando utilizar o Cilindro Delimitador?

O dispositivo Cilindro Delimitador é implantado de forma inibir a transposição de marcas viária ou aumentando a visibilidade de obstáculos da via, melhorando a percepção de espaço. Sendo assim, os princípios de utilização deste dispositivo auxiliar/delimitador são:

  • Em marcas de canalização, paralelos ao fluxo de veículos, com afastamento de no mínimo 0,20m da linha de canalização/demarcação horizontal, e apresentar uma distância de intervalo entre os dispositivos de 3m;
  • Pode ser utilizado sobre a Divisão de fluxos;
  • Para sinalizar áreas de obstáculo, refúgio e canteiros divisor de pistas.

Dessa maneira, o cilindro delimitador deve apresentar formato cilíndrico, sendo constituído de material deformável que pode permitir a recuperação ou não da forma inicial, quando abalroado.

Dimensões do Cilindro Delimitador de acordo com a CONTRAN

Sendo assim, o cilindro delimitador deve ter as seguintes dimensões:

  • Η (altura): mínimo de 75,0cm e máximo de 90,0cm
  • D (diâmetro):  máximo de 20,0cm

Quando utilizar o Balizador fixo?

O balizador fixo é utilizado em borda de pista e em canteiros centrais. Por isso, os princípios de utilização deste dispositivo delimitador é:

  • Em locais de modificações de alinhamento horizontal, como curvas, entroncamentos e modificações de largura de via.
  • Nas proximidades de pontes e viadutos;
  • Para a delimitação de obras, obstáculos e ilhas de canalização;
  • Para reforço da sinalização convencional, locais de baixa iluminação e sujeitos a neblina.
  • Locais determinados por estudos de engenharia de tráfego.

O balizador deve ser implantado com o seu elemento refletivo voltado ao tráfego. Também deve ficar com o refletivo a uma altura entre 0,60m e 0,75m da superfície da pista. Além disso, seu afastamento lateral deve ficar com no mínimo 1m do acostamento, ou 1,80m da borda da via sem acostamento. Por fim, quando posicionado no canteiro central com largura superior a 3m o dispositivo balizador deve ficar entre 0,60m e 1m.

O material do suporte vertical pode ser em PVC, madeira, metal, entre outros (a critério do órgão de trânsito). Sendo assim, o balizador confeccionado com suporte plástico ou outro material deve atender, no mínimo, aos critérios das normas técnicas da ABNT.

Dimensões do Balizador fixo de acordo com a CONTRAN

As dimensões deste dispositivo são variáveis, porem as dimensões do refletivo dele deve ser atendida pelo padrão de: 

  • Altura: 0,12m
  • Largura: 0,08m

De forma direta o Balizador fixo é utilizado como direcionamento de vias, já o cilindro delimitador é utilizado em marca de canalização e/ou marcas de demarcação longitudinal. Por isso, junto as demarcações horizontais, ambos garantem uma amplificação de percepção do condutor perante aos limites da via.

Além disso, existem também os estudos de engenharia de trânsito que pode alterar de alguma forma esses princípios.

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